A preocupação da Prefeitura de Camaçari com a segurança pública do Município foi motivo de uma demorada reunião, na segunda-feira (21/06).
O encontro contou com as presenças do prefeito Luiz Caetano, secretários municipais, comandantes das polícias Civil e Militar e representantes de Conselhos Comunitários de Segurança e Cidadania.
Na ocasião, o prefeito autorizou a aquisição de uma linha gratuita para que a população do Município faça denúncias. O serviço já é disponibilizado pelo Estado para toda Região Metropolitana, mas devido ao grande número de denúncias o repasse das informações, em alguns casos, chega com até 15 dias, o que retarda a atuação dos policiais.
A medida é mais uma ferramenta no combate à criminalidade e entra para a lista de ações desenvolvidas pelo Município em prol da segurança municipal.
Desde 2007, a Prefeitura implantou 38 câmeras de segurança, sendo 20 do Município e 18 adquiridas através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Além disso, disponibilizou mais de 20 viaturas para os órgãos responsáveis pela segurança de Camaçari. Auxílio combustível e alimentação também fazem parte dos benefícios cedidos pela administração municipal.
De acordo com Luiz Caetano, “Segurança Pública é dever de todos e o trabalho em equipe traz resultados mais decisivos”. E acrescenta, “sei da qualidade da equipe que atua no Município e confio nela”.
A secretária do Desenvolvimento Social de Camaçari (Sedes) e executiva do Gabinete de Gestão Integrada no Município (GGIM), do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), Jailce Andrade, ressaltou a importância dos projetos sociais para os bairros Phoc 1, 2 e 3. “Nosso objetivo é transformar o Município em um território de paz”, disse.
ÍNDICES
Durante a reunião, o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Ivanildo Castro, apresentou índices que demonstram a redução expressiva da criminalidade em Camaçari.
O crime de lesão corporal dolosa teve 146 ocorrências no primeiro semestre de 2008, 113 em 2009 e 104 em 2010. A redução é de 28,77%.
Roubo de veículos também apresentou uma queda significativa em relação ao primeiro semestre de 2008, que contabilizou 117 casos, contra 84 em 2009 e 87 em 2010. A queda foi de 25,64%.
Em se tratando de furtos simples a redução foi ainda maior e chegou a 67,94%. Foram 471 ocorrências em 2008 e 151 casos em 2010, ambos com base no primeiro semestre.