Segurança Alimentar é discutida em seminário

Iwwa Agência
Publicado 08/07/2011 01:07:31

Com o objetivo de refletir e ampliar as políticas públicas de segurança alimentar desenvolvidas em Camaçari, a Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social) promoveu, nesta sexta-feira (08/07), o 1° Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional do Município. 

A iniciativa visa também levar propostas e escolher a delegação municipal que irá participar da Conferência Territorial Metropolitana de Segurança Alimentar e Nutricional, nos dias 27 e 28 de julho, em Salvador.    

A programação teve início com a palestra magna da nutricionista e mestranda em Políticas Públicas da UFBA, Tânia Mara, cujo tema foi Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos, mesmo tema do seminário.

Segundo a secretária do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, Camaçari já dispõe de um sistema de segurança alimentar, a exemplo do Banco de Alimentos do Município que arrecada alimentos e distribui para a população carente, através de entidades assistenciais cadastradas no Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar). Além de possuir um plano de segurança para desenvolver ações futuras no âmbito comunitário.

A secretária ainda citou alguns projetos desenvolvidos no Município, “que têm objetivo de fortalecer a rede de segurança alimentar”, como a reforma do restaurante popular, previsto para inaugurar até o final deste ano e a construção de duas cozinhas comunitárias, uma no bairro Gravatá com recursos estaduais, e outra em Arembepe, com recursos do Município.       

A supervisora da Área Técnica de Saúde da População Negra da Sesau, Liliane da Silva, considerou o seminário importante “por ser o primeiro na área e, conseqüentemente, nortear as ações e construir a equidade social”. 

Na parte da tarde foram formados quatro grupos de discussão para discutir os eixos temáticos e em seguida realizada uma plenária para avaliação e escolha das propostas que serão encaminhadas para a Conferência Territorial.    

Participaram do seminário os secretários da Administração, Ademar Delgado, da Saúde, Camilo Pinto, do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Cléber Alves, do Esporte e Lazer, Vital Sampaio, e da Mulher, Aurenita Castillo, além do assessor especial da Secretaria da Infraestrutura, Antônio Souza.

Estiveram presentes também o major Antonio Honorato e o tenente Antonio Carlos de Jesus, ambos do 12º Batalhão da Polícia Militar de Camaçari, além do vereador José Marcelino (PT) e do presidente do Consea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional), Manoel Raimundo de Jesus.

Slideshow | 4 fotos

Segurança Alimentar é discutida em seminário

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.