A Secretaria da Educação (Seduc), através do Sistema de Avaliação da Qualidade do Ensino (Siaque), realiza em julho, a 2ª avaliação externa para alunos do ensino fundamental 1 e 2, que estudam na rede municipal de Camaçari.
As provas vão conter 50 questões, elaboradas por profissionais da Seduc, divididas igualmente entre os assuntos de português e matemática.
O instrumento é similar ao da Prova Brasil, que acontece em outubro deste ano. No último sábado (16/05), cerca de 15 mil alunos, de 68 escolas do Município fizeram a primeira avaliação. A intenção é medir o nível de aprendizagem dos estudantes.
De acordo com o coordenador do Siaque, Fernando Eliel Lima, a Seduc deve divulgar os resultados da primeira avaliação até a primeira semana de junho. Essas avaliações são instrumentos que potencializam a administração a desenvolver políticas públicas, mais consistentes para educação, finaliza.
O Siaque é mais uma das ações desenvolvidas pelo Municipio na busca da melhoria da qualidade de ensino em Camaçari.
As iniciativas incluem ainda programas como a Escola Ativa e o Proinfantil, além da capacitação dos professores e a melhoria das escolas com a implantação de novas ferramentas de ensino, a exemplo da robótica, mesas educacionais, internet nas escolas, bibliotecas e laboratórios de ciências, matemática e informática.
PROGRAMAS
A cidade de Camaçari, em parceria com o governo federal, mantém no município, o Programa Escola Ativa, que tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino fundamental I (1ª a 4ª séries), reduzir a distorção existente entre alunos de séries multiseriadas, ou seja, turmas mistas, e aperfeiçoar o nível de aprendizagem do alunado.
Além do Programa Escola Ativa, o Município ainda conta com os programas educacionais ProJovem, Proinfantil e Mais Educação.

Resultado da primeira etapa será divulgado em junho -