Sefaz facilita vida do contribuinte com oferta de serviços on-line

ASCOM
Publicado 18/12/2020 04:12:17

Para facilitar a vida do contribuinte, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) da Prefeitura de Camaçari, investiu na ampliação e fortalecimento dos serviços on-line para a população. As ações foram desenvolvidas nos quatro anos da gestão e consolidadas neste último ano, com a efetivação do Call Center, criação de canais diretos de atendimento, como o aplicativo Sefaz Camaçari e o Sefaz Atende e a reformulação do site.

Para resolver as pendências, o contribuinte conta com o Call Center, que foi remodelado, teve equipe reforçada e consegue sanar cerca de 80% de todas as necessidades. Só no período de 1º de setembro a 10 de dezembro foram realizados 5.705 atendimentos, incluindo serviços à distância. O contato deve ser feito através dos números 0800 280 6965, (71) 3621-6965 e pelo e-mail callcentersefaz@camacari.ba.gov.br.

O setor se mostrou indispensável e fortalecido, principalmente com a necessidade dos serviços remotos por causa da pandemia gerada pelo novo coronavírus. Através do canal também é realizado o agendamento, caso seja preciso o atendimento presencial.

Na perspectiva do contato fácil, foi criado o Sefaz Atende, com atendimento exclusivo via WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, através do número (71) 98796-9856. Só este ano, até o início de dezembro já foram realizados 4.360 atendimentos.

Outra iniciativa importante foi o lançamento do aplicativo Sefaz Camaçari, por meio do qual a população pode realizar diversos serviços, a exemplo daemissão de segunda via de boletos e taxas e a abertura de estabelecimento. O aplicativo é voltado para pessoas físicas e jurídicas, contribuintes inscritos ou não inscritos, e em 2021 contará com o carnê digital do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

O portal da secretaria foi reformulado e passou a contar com Chatbot, que é um programa para auxiliar as pessoas através de uma janela de bate-papo. Pelo site da secretaria, ainda é possível realizar diversos outros serviços de forma totalmente digital, como parcelamento, inscrição municipal e de autônomos, fazer registro de Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), aderir ao Programa de Refinanciamento Fiscal (Refis) e emitir Nota Fiscal Avulsa (NF-A) eletrônica – que está melhor, com mecanismos de proteção, como QR Code.

A gestão municipal implantou ainda a Gestão Eletrônica de Documentos (GED), que é a mais completa ferramenta de gestão integrada, voltada para a área administrativa governamental, com ênfase na tramitação de documentos e processos, sejam eles físicos ou virtuais. Essa tecnologia promove um meio de gerar, controlar, armazenar, compartilhar e recuperar informações existentes em documentos.

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