Sefaz e Sedur realizam reunião de alinhamento técnico

Iwwa Agência
Publicado 12/05/2017 04:05:00

Para dar continuidade aos trabalhos de desenvolvimento do “Geo Camaçari”, que fará o georreferenciamento de todo município, as secretarias da Fazenda (Sefaz) e do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), pastas responsáveis pelo projeto, tiveram uma reunião de alinhamento técnico com representantes da Geo Mais, empresa que está à frente dos estudos.

O encontro serviu para definir o plano de trabalho, as especificações das equipes que vão atuar in loco nos levantamentos cadastrais de logradouros e de imóveis, a prioridade dos setores que serão visitados, entre outros temas.

Na oportunidade, os representantes da Geo Mais apresentaram o material desenvolvido até o momento, a exemplo da cobertura aerofotogramétrica, que consiste no conjunto de fotografias aéreas necessário para a elaboração dos estudos e mapeamento das áreas da cidade, e a geração de ortofotocartas.

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Juliana Paes, disse que o projeto é importante para desenvolver políticas públicas para o município. “Camaçari tem uma deficiência no cadastro de logradouros, precisamos fazer o cepeamento da cidade (criação de CEP), para poder trabalhar com o número exato de propriedades. O projeto também vai ajudar na gestão de políticas públicas que parte da base de informações georeferênciadas e multifinalitárias. Abarcando as competências de desenvolvimento urbano e econômico, saúde, educação e assistência social”, destacou a secretária.

Para Renato Almeida, secretário da Fazenda, o georreferenciamento se faz necessário para, além levantar dados sobre propriedades, ajudar a atualizar a situação cadastral dos imóveis da cidade.

O georreferenciamento consiste na descrição da propriedade em suas características, limites e confrontações, realizando o levantamento das coordenadas dos vértices definidores dos imóveis, e ocorre em todo o munícipio, tanto na sede, como na orla e zona rural. É uma iniciativa da gestão do prefeito Antonio Elinaldo voltada para o desenvolvimento de Camaçari.

O “Geo Camaçari” deve ser concluído, a princípio, em até 12 meses. O projeto é viabilizado por meio de verba do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT), financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Caixa Econômica Federal, com contrapartida do Município.

 

Foto: Angelo Pontes

A reunião para alinhamento técnico de projeto aconteceu na Sefaz -

Mais Notícias

SIS-Sedur oferta novos serviços a partir desta quarta-feira (20)

SIS-Sedur oferta novos serviços a partir desta quarta-feira (20)

Sedec abre inscrições para nova turma do Trilha de Gestão Empreendedora

Sedec abre inscrições para nova turma do Trilha de Gestão Empreende...

Reunião trata da criação do Conselho Municipal de Segurança Pública

Reunião trata da criação do Conselho Municipal de Segurança Pública

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.