Sefaz discute implantação do Regin

Iwwa Agência
Publicado 14/11/2011 09:11:31

O Regin (Registro Mercantil Integrado) será pauta de reunião neste quarta-feira (16), às 9h, no gabinete do prefeito. O encontro terá como finalidade discutir o andamento da implantação do sistema em Camaçari e salientar a importância do Regin para o Município e empresários.

De acordo com a Secretaria da Fazenda, o convênio entre a Prefeitura e a Juceb (Junta Comercial do Estado) está em fase de análise jurídica e o governo está envolvido com a formação do comitê gestor do Município.

O Regin, como foi regulamentado pelo Estado, se trata da implantação do RedeSim (Rede Nacional do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios no Brasil), projeto do governo federal que tem a proposta de oferecer mais transparência e rapidez no processo de abertura, atualização ou fechamento de firmas.

Com a nova plataforma, os empresários não precisarão se deslocar às diversas repartições públicas para abrir ou fechar empresas e ainda contarão com a comodidade de acompanhar o processo pela internet.

Para abrir a empresa, o interessado deverá acessar o site da Juceb (Junta Comercial do Estado da Bahia) para pesquisar a disponibilidade do nome da firma e se informar sobre os documentos exigidos pelos órgãos municipais, estaduais e federais, assim como os valores a serem pagos pelos serviços.

Posteriormente, os documentos deverão ser entregues na unidade da Juceb, que ficará responsável pela digitalização e encaminhamento dos documentos a cada órgão das três esferas governamentais.

Dentre os benefícios que o Regin traz para o Município estão o incremento na arrecadação, a eliminação de empresas fantasmas e a realização de um censo econômico.

Foto: Nelinho Oliveira

Município tem debatido a operacionalização do Regin -

Mais Notícias

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra Covid em Camaçari

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra C...

Equipes da prefeitura visitam áreas atingidas pela chuva neste domingo (5/12)

Equipes da prefeitura visitam áreas atingidas pela chuva neste domi...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.