Sedur revela metas para 2014

Iwwa Agência
Publicado 03/01/2014 12:01:29

A conclusão dos projetos do Memorial de Abrantes e de revitalização e requalificação do centro da cidade, que valorizam marcos históricos, a exemplo da Câmara de Vereadores, da Estação Ferroviária, do antigo cinema, e das localidades de Parafuso e Jauá são algumas das metas da Sedur (Secretaria do Desenvolvimento Urbano) para 2014.

Este ano, a Secretaria vai construir, assim que houver a liberação da SPU (Superintendência de Patrimônio da União), as novas barracas para os comerciantes que trabalhavam na praia e que foram retirados em cumprimento à decisão judicial.

Animada, a titular do Desenvolvimento Urbano, Ana Lúcia Costa, revela que o primeiro ano à frente da Secretaria foi bastante positivo, “diante da quantidade de liberação de alvarás, desenvolvimentos de projetos e fiscalizações ocorridas no Município”, destacou.

 A secretária salientou também a parceria com a Secretaria Estadual de Indústria e Comércio para a revisão do Plano Diretor de Camaçari, por conta da ampliação do Polo Industrial. “Participamos de várias reuniões com a equipe de consultoria do Estado. Essa revisão vai melhor bastante o desenvolvimento da cidade”, afirmou.

AÇÕES DE 2013

No que diz respeito ao desenvolvimento de projetos, a secretária Ana Lúcia Costa lembrou o projeto de requalificação das barracas de praia, no qual a SPU já liberou a construção dos equipamentos em Guarajuba. Para isso, a Prefeitura negocia com os 12 barraqueiros o local onde elas serão edificadas.

A mobilidade urbana do Município também foi destacada pela titular da Sedur, ao lembrar que, em dezembro, o prefeito Ademar Delgado assinou um contrato de financiamento com a Caixa, que garante recursos na ordem de R$ 50 milhões para obras de requalificação das vias.

ALVARÁS

De acordo com a secretária, no primeiro semestre de 2013, a Sedur liberou mais alvarás para instalação de indústrias do que para construção de imóveis. Dentre as empresas contempladas estão Boticário, Kimberly Clark, Le Biscuit, GBarbosa, Jac Motors. Além disso, a Secretaria liberou a ampliação da Knauf do Brasil e ampliação e reforma da Continental e da Cetrel.

No segundo semestre, a maioria dos alvarás concedidos foi destinados às construções de habitações, como os empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida, a exemplo do Morada dos Sabiás e dos Canários, Vivenda dos Cardeais e das Andorinhas, Residencial Alpha 1, 2, 3, 4, 5 e 6, localizados no Jardim Limoeiro e no Espaço Alpha, respectivamente.

A renovação do alvará do Parque das Algarobas, no bairro Lama Preta, e para a nova empresa que assumiu a execução das obras do Caminho do Rio, na Cetrel. Os empreendimentos somam cerca de 6 mil novas habitações.

A Sedur também aprovou os projetos de construção dos empreendimentos Vívea Nova Camaçari e Loteamento Village Damha Camaçari e da segunda fase do Terras Ville 2, todos na sede, e da terceira etapa do Alphaville Litoral Norte, na orla, que juntos somam cerca de 3 mil lotes.

Em 2013, a Secretaria concedeu o habits para o Outlet Premium e alvarás de construção para as empresas Votorantim e Oliver Motor, e para a Reserva dos Camassarys, empreendimento que vai abrigar o Boulevard Shopping Camaçari. Além disso, a Sedur concedeu autorização para as obras de Programa de Urbanização Integrada da Bacia do Rio Camaçari, nos trechos que compreendem à Estação Rodoviária e o bairro Lama Preta.

De acordo com a secretária Ana Lúcia Costa, até o mês de novembro, tramitaram na Sedur 3.251 processos para analises de licenças urbanísticas, que envolvem alvarás de construção e de funcionamento.

 FORÇA TAREFA

Através da Força Tarefa, incorporada à pasta, a Sedur desocupou a invasão no Morro da Manteiga, cuja finalidade era a especulação imobiliária. A ação foi realizada em conjunto com outras secretarias municipais e a Polícia Militar.

 FISCALIZAÇÃO

Outro destaque da Sedur em 2013 foi a fiscalização e a vistoria das casas de shows e eventos da cidade, realizadas desde o início do ano, nas quais foram identificadas irregularidades, como ausência de alvará de funcionamento e condições de segurança adequadas.

 NOVOS PROFISSIONAIS

Este ano, a Secretaria teve um ganho com seis novos profissionais, convocados através do concurso público. Dentre eles, geógrafo, urbanista, engenheiros cartográfico, de segurança e sanitarista.

A Secretaria ainda deve contar com a chegada de outros seis profissionais, como arquitetos e engenheiros civis. Além disso, a pasta ainda contou com a aquisição de quatro caminhonetes novas para auxiliar nas ações.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

No que diz respeito à educação ambiental, a Sedur executou o programa de Educação Ambiental, com ênfase na arborização urbana e preservação dos corpos hídricos, cujo público alvo foi alunos do ensino fundamental da rede municipal.

A Sedur também realizou eventos temáticos, como o Dia da Árvore, no Horto Florestal, o Projeto Biomangue, com coleta de lixo na foz do Rio Jacuípe, e participou do plantio comunitário, no dia Mundial do Meio Ambiente, no Anel Florestal. 

Foto: Agnaldo Silva

A titular do Desenvolvimento Urbano, Ana Lúcia Costa -

Mais Notícias

SIS-Sedur oferta novos serviços a partir desta quarta-feira (20)

SIS-Sedur oferta novos serviços a partir desta quarta-feira (20)

Sedec abre inscrições para nova turma do Trilha de Gestão Empreendedora

Sedec abre inscrições para nova turma do Trilha de Gestão Empreende...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.