Integrantes da Associação Rural e Comunitária do Parque Verde e funcionários da empresa Eliane Céramus participam da capacitação sobre Produção de Mudas e Espécies Nativas da Mata Atlântica. A iniciativa, que acontece nesta quinta-feira (15/01), contempla 18 pessoas e visa formar multiplicadores ambientais.
As atividades começaram com uma dinâmica de grupo, seguida da palestra sobre Produção de Mudas da Mata Atlântica, ministrada pela bióloga da Coordenadoria de Meio Ambiente da Sedur (Secretaria do Desenvolvimento Urbano) e gerente do Horto Florestal, Elizane Costa.
À tarde, a programação segue com a palestra sobre Sustentabilidade, ministrada pela técnica do Meio Ambiente da Sedur, Eunice Barros. Por fim, será realizado um plantio simbólico na área externa da empresa que sediou o treinamento.
O presidente da Associação Rural e Comunitária do Parque Verde, Valdir dos Santos, de 43 anos, disse que pretende passar os conhecimentos adquiridos para a comunidade e ressaltar a importância de combater a poluição através do plantio de mudas nativas.
Para o técnico em mineração Josimar Souza, de 27 anos, a iniciativa é boa, pois contribui para a formação dos profissionais, que podem utilizar os ensinamentos para o desenvolvimento do próprio trabalho ao “fazer a recuperação e replantio das áreas onde foram retiradas a vegetação natural para o processo industrial”, observou.
A capacitação de Produção de Mudas e Espécies Nativas da Mata Atlântica tem carga de 8 horas/aula e é promovida pela empresa Eliane Céramus, em parceria com a Sedur. Ao final do treinamento, os participantes recebem certificados emitidos pela Prefeitura.