Sedur lança sistema on-line de licenciamento

ASCOM
Publicado 07/07/2021 01:07:28

Já está funcionando o Sistema Integrado de Serviços (SIS-Sedur) de licenciamento on-line, que foi lançado nesta quarta-feira (7/7) pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), no auditório da Secretaria de Governo (Segov). De forma inicial, estão disponíveis para a população os serviços de consulta prévia, construção de muros, contenção ou gradil, Análise de Orientação Prévia (AOP), inexigibilidade de licenciamento ambiental e autorização para poda ou corte de árvores.

A secretária do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Andréa Montenegro, falou sobre o lançamento, “é algo que marca um pouco a história da nova Sedur, aonde a gente vai poder dar maior celeridade, maior transparência aos processos e também, ao mesmo tempo, cuidar do servidor. É uma modernização da Sedur, é o que todos esperavam dessa maneira nova de trabalhar, principalmente, porque estamos em meio a uma pandemia”. Ao finalizar ela ainda salientou que o objetivo é ofertar de forma gradativa mais serviços e a participação ativa dos servidores no projeto.

O passo a passo foi apresentado pelo representante da empresa que desenvolveu o sistema, Infinitec, Elvis Vaz, que será via Acesso Rápido do site da Prefeitura de Camaçari, na opção Urbanismo, através do botão Licenciamento On-line para ter acesso a página do SIS-Sedur, local que será necessário fazer um cadastro. Ele ainda destacou que o programa faz com que a comunicação esteja mais próxima do requerente, evite, em média, cinco deslocamentos até a secretaria e tem funcionalidades como documentos com QR-Code, que garantem a veracidade.

A Diretora de Licenciamento Urbanístico, Agda Silva Costa, falou sobre a iniciativa “que visa informatizar todo tipo de licenciamento feito na Sedur. Esse piloto é para começar a rodar o sistema para que a comunidade e os próprios técnicos se ambientarem com esse novo sistema, o maior ganho é a otimização do tempo”, ao destacar que essa demanda já era solicitada pela maioria dos empresários.

Com interface simples e de fácil uso, o portal poderá ser acessado através de qualquer dispositivo com acesso à internet e para ajudar, a secretaria disponibilizou um manual que pode ser conferido neste link. Com isso, a pasta garante agilidade na abertura e na resolução de demandas dos solicitantes.

A iniciativa foi elogiada pela representante da Tenda Negócios Imobiliários, Valéria Pereira, “é uma grande evolução para o município ter o sistema on-line. A gente já legaliza aqui no município há muitos anos e tudo de forma presencial e, hoje, ter essa oportunidade de iniciar com a inovação de abrir processo on-line vai ser um grande marco. A gente está bem animado com isso, é celeridade na análise dos processos que vai ser fundamental”.

O SIS-Sedur foi desenvolvido em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), representada pela assessora-chefe, Carine Meireles. O coordenador de Tecnologia da Sefaz, Dione Silva, explicou como foi a colaboração, “a gente vem trabalhando, dando todo suporte tecnológico, de desenvolvimento, de aplicação. A parceria é no sentido de viabilizar esse projeto, com informações, orientações e trazendo a experiência que a Sefaz tem na automatização dos processos para Sedur”. O trabalho ainda contou com apoio das secretarias de Governo (Segov) e da Administração (Secad).

Caso o cidadão apresente dificuldade de acessar o sistema, poderá entrar em contato por meio do Call Center da Sefaz/Sedur, através dos números 0800 280 6965 ou (71) 3621-6965, ou ainda pelo e-mail: callcentersefaz@camacari.ba.gov.br, com atendimento das 8h às 17h. Ainda é possível ter orientações através do Sefaz Atende, com atendimento exclusivo via WhatsApp, através do número (71) 98796-9856.

O lançamento do SIS-Sedur faz parte da programação do Julho Urbanístico – Somos Ser Urbano! que envolve diversas atividades como campanha de regularização de licenciamentos, entrega de alvarás, série de vídeos, dentre outras. No ato de lançamento estavam presentes requerentes, arquitetos e empresários convidados e a delegada do Conselho Regional de Contabilidade e diretora do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado da Bahia (Sescap), Jackline Varjão.

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de doses

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de d...

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social tomam posse

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Socia...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.