Sedur lança de forma virtual o Programa Vila Sustentável

ASCOM
Publicado 30/04/2021 02:04:42

De forma descontraída e com muita música foi lançado nessa sexta-feira (30/4) o Programa Vila Sustentável, iniciativa desenvolvida pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur). O evento que ocorreu no Plenário da Câmara Municipal e foi transmitido em tempo real pela TV Câmara de Camaçari através dos canais 25.1 da TV Litorânea e do YouTube.

Na ocasião, programas e serviços que a Sedur já oferece à população camaçariense foram explicados. Eles ganharão formato itinerante e com estrutura de estandes, tão logo os protocolos de prevenção à Covid-19, orientados pela Secretaria da Saúde (Sesau), permita ao cidadão vivenciar a iniciativa com a segurança necessária.

O programa Vila Sustentável define-se como espaço educativo que, de modo integrado, levará às comunidades do município ações da gestão que visam estimular consciência sustentável. O objetivo é promover melhor qualidade de vida para o cidadão.

A gestora da Sedur, Andréa Montenegro, entusiasta do programa, se fez presente no ato, que contou com a participação de diretores e coordenadores de programas desenvolvidos pela pasta, bem como do presidente da Câmara, o vereador Júnior Borges. A mediação foi feita pelo assessor especial, Wash Malik, com intervenção artístico-musical de Cássio Calmon e Rogério Lunna.

Anfitrião, o vereador Junior Borges foi o primeiro convidado do dia a fazer uso da fala, manifestando satisfação por receber o lançamento da Vila na Câmara Municipal. A secretária Andréa Montenegro mostrou-se emocionada, agradecendo particularmente à gestão por entender a importância do programa e ser sensível às necessidades dos cidadãos. “Gerir a Sedur é missão que recebi e dedico especial atenção, por ser uma secretaria que busca atender aos anseios da população planejando, normatizando, criando e executando cuidados relativos ao meio-ambiente. Ao assumir a Sedur encontrei alguns projetos e, com muita responsabilidade, dei continuidade, pois o que nós conseguimos construir e acertar, não há porque mudar”, pontuou a responsável pela pasta.

Segundo Andréa Montenegro, “agora nos dedicamos a aperfeiçoar” disse ao acrescentar “Com a aplicação do programa Reflora Camaçari na comunidade do Cacimbão, em Arembepe, envolvemos a comunidade e a iniciativa privada e aplicamos a técnica de reflorestamento. E vamos levar esse programa para várias localidades, e desde já convido todos a participarem”.
O Horto Florestal, que está sendo completamente requalificado, também foi lembrado no evento pela gestora da Sedur. “Esse equipamento, que é o pulmão verde de Camaçari, será entregue praticamente reconstruído. O investimento foi de R$9 milhões, sendo 3% desse montante recursos próprios, o que demonstra a sensibilidade do prefeito em entender as necessidades da população”. O Horto possui 42 mil metros quadrados de área verde.

Durante o lançamento o coordenador de Licenciamento Ambiental, João Leal, foi o agente da Sedur que apresentou aspectos do IPTU Verde. Cláudio Rebouças, responsável pela Diretoria Ambiental (DIRAM) trouxe os pilares ambiental e social que fundamentam o programa Camaçari Mais Verde, que é voltado para valorização da paisagem urbana através da conservação de áreas verdes. A servidora da Coordenadoria de Planejamento Ambiental, Maressa Vieira, falou dos projetos Casa Amiga do Rio e o de Proteção de Nascentes, ambos relacionados a recursos hídricos.

A Coordenação de Planejamento Ambiental, através do servidor João Borges, apresentou o programa IGI, que é de apoio à produção de farinha e de beijus na comunidade do Quilombo de Cordoaria, com doação de material lenhoso pela Sedur, que implica no impacto ambiental sustentável na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Joanes. Por fim, Gilberto Souza, gestor da Coordenadoria de Planejamento Ambiental, falou sobre a superação de desafios a fim de promover educação ambiental.

Quem não pôde acompanhar o lançamento do programa, poderá fazê-lo acessando o Canal da TV Câmara no YouTube, ou acessando aqui.

Mais Notícias

Prefeito vistoria iluminação do novo Horto Florestal

Prefeito vistoria iluminação do novo Horto Florestal

População de 12 anos acima é convocada para vacinação contra Covid

População de 12 anos acima é convocada para vacinação contra Covid

Pré-conferência de Saúde da costa de Camaçari elege delegados e propostas

Pré-conferência de Saúde da costa de Camaçari elege delegados e pro...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.