Com a proposta de manter o fluxo de celeridade na análise dos processos, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), na manhã desta segunda-feira (23/8), concedeu a Análise de Orientação Prévia (AOP), acerca da viabilidade do projeto para o Complexo Esportivo Fábrica de Craques, no distrito de Vila de Abrantes, na costa de Camaçari.
O centro esportivo, que terá um investimento aproximado em R$ 2 milhões, irá trabalhar os fundamentos do futebol, da pedagogia e da inclusão social para formar jovens atletas cidadãos, desde a fase de iniciação até o alto rendimento, tendo em vista um melhor desenvolvimento cultural e motor dos alunos, com conforto e segurança. O espaço também oferecerá para o público em geral, alinhado ao esporte, saúde e bem-estar pessoal e ambiental.
A gestora Andréa Montenegro, titular da Sedur, conta que os responsáveis pela a iniciativa, precisaram fornecer informações sobre o projeto arquitetônico. “A partir de um estudo feito pela a equipe técnica, analisando as características do projeto, vejo que a costa de Camaçari é o local ideal para o início de tudo, principalmente, pelo projeto atender pessoas em vulnerabilidade”, citou.
Na ocasião, Jorge Curvelo, gestor da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv) do município, se fez presente no ato da entrega, e falou da importância de inciativas privadas, desenvolverem projetos para a juventude. “Uma das melhores formas de inclusão de jovens em situação vulnerabilidade é a vivência do esporte e do lazer. Estarei muito perto, para que esse projeto seja uma verdadeira realidade na costa do município”, frisou.
Mesmo em meio a tantas incertezas, na qual a pandemia trouxe dificuldades para a classe de empresários e investidores, a Prefeitura de Camaçari busca cada vez mais se fortalecer, como ferramenta de apoio e incentivo na consolidação de iniciativas privadas.
Carlos Alberto, ex-atleta de futebol, cita com alegria a sua satisfação por Camaçari ser o lugar em que seu projeto será aplicado. “A comunidade estava precisando de algo assim. Eu sei que vou encontrar muito material aqui, como jogadores novos e talentos que já estavam por aqui”, explicou. Depois desta fase, o responsável pelo pedido, poderá solicitar o alvará de construção e fazer um lugar para adolescentes e jovens, que sonham em fazer carreira no esporte.
Andréa Montenegro Jorge Curvelo Carlos Alberto