Seduc reúne pais e responsáveis em fórum de avaliação do PEV

ASCOM
Publicado 28/01/2022 05:01:11

Na tarde desta terça-feira (28/1), no auditório do Horto Florestal Linaldo da Silva, a Secretaria da Educação (Seduc) reuniu, em fórum avaliativo, pais e responsáveis de alunos participantes do Projeto Escola de Verão (PEV). O evento de culminância teve como finalidade apontar caminhos e avaliar impacto de ações que foram desenvolvidas ao longo da iniciativa, implementada entre 10 e 28 de janeiro, por meio do fomento da troca de experiências e saberes entre os técnicos da pasta, famílias e estudantes que participaram do projeto.

Para a titular da Seduc, Neurilene Martins, realizar o fórum é motivo de celebração. Segundo a gestora, a experiência permitiu o atendimento de 600 estudantes nas dimensões que mais necessitavam, que eram o acolhimento e o letramento. “Esse fórum é um momento para comemorar, agradecer e refletir para que toda essa experiência que tivemos ao longo desse mês possa nortear os novos projetos que serão realizados ao longo de 2022”, ratificou.

Thanillys Avelino, mãe da estudante Stheffane, aluna da Escola Municipal Virgínia Reis Tude, destacou a importância que a ação teve para a sua filha. “Ela vinha afastada da escola e estava precisando desse contato presencial. Ela de fato melhorou muito na leitura”, declarou.

Gilvânia Bispo, mãe de Célia Quione, estudante da Escola Municipal Anísio Teixeira, relata o avanço pelo qual sua filha passou. “Vi Célia ganhar gosto por frequentar a escola. Ela tinha resistência, mas com esse projeto ela chegou a chorar por saber que ele terminou. Ela me fez faltar ao trabalho hoje, e chegou a dizer ‘mãe, isso é importante para mim’. Ela aprendeu a ler, de fato. Sem falar na atenção das professoras”, reconheceu a mãe, agradecida.

O PEV foi direcionado a alunos da rede municipal de ensino, oriundos de 55 escolas das séries iniciais, distribuídas entre sede e costa. Teve como propósito propiciar oportunidade de recuperação e de recomposição de aprendizagens para estudantes do Ensino Fundamental I, tendo como vetor, diversidade pedagógica dos processos de alfabetização.

Constituiu-se numa proposta piloto, em que foram aplicadas e desenvolvidas metodologias ativas, apoiadas em um conjunto diverso de atividades, voltadas para a ampliação de habilidades e competências de alunos que cursarão os 4º e 5º anos em 2022 em leitura e escrita, e que tiveram exclusivamente aula presencial no ano de 2019.

As atividades ludopedagógicas aconteceram de segunda a quinta-feira, em turmas matutinas (das 8h às 12h) e vespertinas (13h às 17h). Durante o PEV, foram garantidos transporte e vale merenda a todos os alunos participantes.

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