Seduc realiza encontro com famílias de estudantes atendidos com cuidadores

ASCOM
Publicado 18/05/2022 05:05:38

A Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria de Inclusão Educacional, promoveu nesta quarta-feira (18/5), o I Encontro com Famílias de Estudantes Atendidos com Cuidadores Educacionais, reunindo no auditório da Diretoria Pedagógica os responsáveis legais por alunos da rede pública municipal que possuem necessidades educativas especiais e estão sendo acompanhados por cuidadores.

O intuito do encontro foi promover um ateliê de escuta, no qual a opinião manifestada pelos familiares contribuirá com a instituição de melhorias nas práticas pedagógicas no contexto de chegada dos 50 novos cuidadores que estão em processo de contratação via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

O evento reuniu cerca de 40 pais e mães e buscou envolver diretamente as famílias na busca de alternativas para fortalecer a oferta de serviços educacionais, bem como fomentar a participação deles neste processo, promovendo a busca conjunta de estratégias de corresponsabilização para o desenvolvimento de combinados pedagógicos promissores e assertivos. A secretária da Educação, Neurilene Martins, ressaltou a importância do diálogo constante com a comunidade escolar para garantir que o Sistema Próprio de Ensino de Camaçari seja construído com a participação ativa de todas as partes interessadas. “A chegada de mais profissionais de ensino integra esse novo momento da educação do município, no qual a oferta do ensino público será resultado dessa construção coletiva”, explicou.

Mãe do estudante autista Oliver Thomaz Aquino, de 3 anos, dona Eliane Aquino aprovou a iniciativa da Seduc. “Esperava outro formato, achei que nós iríamos sentar e ouvir. Mas na verdade, a Seduc envolveu a gente, demonstrando interesse no que temos pra falar e isso foi muito bom. Ter uma cuidadora educacional acompanhando o meu filho fez toda a diferença na minha vida, senti que eu não estava mais sozinha”, contou.

Representando o Poder Legislativo no encontro, o vereador Gilvan Souza também fez uma avaliação positiva do evento, ressaltando a importância da contratação de mais cuidadores educacionais. “É o atendimento da expectativa de um segmento formado por pais e mães de crianças com algum tipo de deficiência. Com o aumento de matrículas na Rede Pública Municipal de Ensino, também houve uma elevação no número de alunos com deficiência e essa contratação em caráter emergencial vem pra reforçar esse atendimento. Esse momento de escuta é muito importante, é essencial para a constante qualificação dos serviços prestados nas escolas”, avaliou.

Mais Notícias

Camaçari é 3ª cidade da Bahia em ranking do Tesouro Nacional

Camaçari é 3ª cidade da Bahia em ranking do Tesouro Nacional

Servidores da Secult participam de capacitação entre 5 e 8 de julho

Servidores da Secult participam de capacitação entre 5 e 8 de julho

Controlador-Geral comenta aprovação das contas municipais pelo TCM

Controlador-Geral comenta aprovação das contas municipais pelo TCM

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us