Seduc promove formação sobre autismo com cuidadores educacionais

ASCOM
Publicado 24/10/2022 04:10:53

A Secretaria da Educação (Seduc) de Camaçari, por meio do Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie), promoveu nesta segunda-feira (24/10), um encontro formativo voltado para todos os cuidadores educacionais que compõem a Rede Pública Municipal de Ensino. Com o tema “Vamos conhecer mais sobre o Autismo”, o evento aconteceu no auditório da Secretaria de Governo (Segov) e reuniu cerca de 80 profissionais, público-alvo da ação, além de diretores pedagógicos e equipe técnica do Crie.

A secretária da Educação, Neurilene Martins, ao dar as boas-vindas, evidenciou a importância do trabalho desenvolvido pelos cuidadores educacionais na rede. “Vocês são um sonho para nós, um sonho das famílias camaçarienses, um sonho desse município. A atuação de vocês, com seus diferentes perfis e inteligências, fazem toda a diferença no nosso propósito de garantir educação equitativa e com qualidade a todos os estudantes”, declarou.

O encontro formativo contou com palestra da fonoaudióloga Daniela Lima e da fisioterapeuta Marileide Santos, ambas colaboradoras do Crie, oportunidade em que foram transmitidas orientações sobre o cuidado e o desenvolvimento dos estudantes autistas. Daniela explicou a essência do conteúdo trazido para a formação. “Estamos iniciando um projeto-piloto para melhoria da comunicação com os alunos autistas, pois a comunicação é o pilar do processo de aprendizagem. Esse movimento está sendo iniciado pelos cuidadores, mas se estenderá às crianças e às famílias”, revelou.

A palestra partiu da conceituação do autismo, avançando para discussões e direcionamentos sobre como proceder em situações específicas. Os cuidadores educacionais aprovaram os conteúdos, sobretudo por refletirem as necessidades práticas do cotidiano. Para Fabrícia Carneiro, 39 anos, recém-chegada na rede, a ação foi muito relevante e útil. “Sou psicóloga e estou há três meses atuando como cuidadora no Ciei do Mangueiral. Essa formação está somando muito, me esclarecendo muitas dúvidas e me dando maior segurança na minha prática profissional”, avaliou.

Opinião semelhante foi demonstrada pela cuidadora educacional Silmara Moncorvo, 31 anos, que atua na Escola Municipal Angiolina Teixeira de Souza há três anos. “Iniciativas como essa são de fundamental importância, por oportunizar a troca de informações e experiências entre os cuidadores, pois as nossas vivências nos ensinam muito e isso pode colaborar com o crescimento do nosso colega. Estar aqui, para aprender e dialogar sobre as nossas atribuições e desafios, é uma experiência enriquecedora”, afirmou.

Mais Notícias

Lavagem de Jauá reúne mais de 8 mil pessoas neste sábado (28)

Lavagem de Jauá reúne mais de 8 mil pessoas neste sábado (28)

Sedes realiza ação contra o trabalho infantil durante festejos da Lavagem de Jauá

Sedes realiza ação contra o trabalho infantil durante festejos da L...

Em cortejo, Bom Jesus dos Navegantes é celebrado na Lavagem de Jauá

Em cortejo, Bom Jesus dos Navegantes é celebrado na Lavagem de Jauá

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us