Seduc participa da 1ª Mostra Cultural das Pessoas com Deficiência de Camaçari

ASCOM
Publicado 26/08/2022 04:08:04

A Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria de Inclusão Educacional, participou, nesta sexta-feira (26/8), da 1ª Feira e Mostra Cultural PcDs [Pessoas com Deficiência] de Camaçari. O evento, que aconteceu na Praça Abrantes, encerrou a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A Seduc levou para a praça apresentações musicais e oficinas de bolos e brigadeiros, além de um movimentado bazar beneficente, tudo produzido pelos estudantes atendidos nas unidades inclusivas, integrando também as mães de vários destes alunos.

Para a secretária da Educação, Neurilene Martins, o evento repercute os intuitos que movem o trabalho da Rede Pública Municipal de Ensino, ao colocar para toda a comunidade as habilidades e competências das pessoas com deficiência, evidenciando o quanto elas podem realizar. “Não poderíamos deixar de participar dessa ação tão importante e promovida com tanto carinho e sensibilidade pela Sedes, uma iniciativa que oportuniza e incentiva o protagonismo das pessoas com deficiência nas mais diversas áreas, como na culinária, na música e no empreendedorismo”, destacou, fazendo referência às atividades pedagógicas que desenvolvem a inclusão e a autonomia desses alunos.

A 1ª Feira e Mostra Cultural PcDs é uma realização da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), com a participação de diversas pastas da gestão municipal. O Bazar da Autoestima, uma das atividades conduzidas pela Seduc, foi um sucesso. “E tudo o que a gente está arrecadando vai ser convertido em cestas básicas para as mães dos alunos atendidos no Crie [Centro de Referência à Inclusão Escolar], que necessitam desse apoio”, explicou a idealizadora da iniciativa, a psicopedagoga do centro, Ana Paula Ribeiro.

Dona Maria Célia Santos, 44 anos, é mãe do aluno Jonathas Santos, de 14, que é autista. Para ela, participar do Bazar da Autoestima foi muito satisfatório. “Estou aqui ajudando com muito prazer, pois estou colaborando com outras mães que precisam. Também é uma satisfação participar das iniciativas do Crie, pois eles acolheram a mim e ao meu filho muito bem. É uma forma de agradecer pelo desenvolvimento que estão ajudando ele a alcançar”.

O aluno Bruno Arcanjo, 17 anos, comemorou o fato de seu quadro ter sido vendido ao ser exposto em um dos stands do evento. “Fiz e fiquei feliz porque ficou bonito, e agora fico feliz porque gostaram e compraram”, declarou sorrindo.

Participaram do evento, estudantes das quatro unidades públicas de ensino que ofertam educação inclusiva – Escola Especial de Camaçari, no Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente (Caic); Associação Pestalozzi de Camaçari; Centro de Apoio à Educação Inclusiva (Caei); e Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais de Camaçari (Apae Camaçari) – entre outros atendidos nas demais escolas da rede.

Mais Notícias

Inscrições para concurso de Cartão de Natal são prorrogadas até 7/12

Inscrições para concurso de Cartão de Natal são prorrogadas até 7/12

Idosos do Conviver têm manhã com música e muita animação

Idosos do Conviver têm manhã com música e muita animação

Decreto regulamenta comercialização através de food trucks em Camaçari

Decreto regulamenta comercialização através de food trucks em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us