Seduc lança projeto de estruturação do sistema de ensino da Educação Infantil

ASCOM
Publicado 14/11/2023 04:11:53

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), promoveu na manhã desta terça-feira (14/11), no Teatro Cidade do Saber, o lançamento oficial do projeto de estruturação do Sistema Próprio de Ensino da Educação Infantil. A cerimônia foi iniciada com a animada e interativa apresentação musical do grupo Musiclaus e também contou com performances de crianças dos Centros Integrados de Educação Infantil (CIEIs) Gleba E e Areias, instaurando a atmosfera ideal para a palestra “Escolas da Infância em Cenários de Esperança: brincar, cuidar e conhecer”, com a renomada pedagoga e mestre em Psicologia da Educação, professora Bia Gouveia.

A secretária da Educação, Neurilene Martins, reafirmou a relevância do projeto que evidencia os propósitos da escola na vida dos cidadãos, de maneira especial na infância. “Hoje reunimos toda a nossa equipe técnica da educação infantil, abrindo as portas para uma produção de conhecimento específica, que terá desdobramentos práticos no cuidado e nos processos de ensino-aprendizagem voltados para os bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas, tudo regido pelo intuito de assegurar aos nossos alunos o direito à educação e ao desenvolvimento integral desde os primeiros anos do ensino formal”, destacou.

A palestrante Bia Gouveia, dirigindo-se aos professores, auxiliares de classe, gestores e vice-gestores, coordenadores pedagógicos e servidores não docentes que atuam na Educação Infantil, bem como representantes das famílias dos alunos, propôs reflexões sobre ser criança. “A criança é uma pessoa vivendo um momento específico de seu desenvolvimento, capaz de pensamentos e ações originais. E nós somos esse coletivo que se ocupa de pensar o início da vida, de pensar nas melhores condições para que a escola atenda os direitos das crianças, o direito à convivência, ao conhecimento, aos cuidados e ao acesso aos diferentes conteúdos da cultura”, descreveu.

A diretora de Planejamento e Gestão da Seduc, Aylana Gazar, destacou a importância de envolver e assegurar a participação de todos os agentes da Educação Infantil no projeto de estruturação do sistema próprio de ensino. “Reunir os diferentes sujeitos que fazem a educação infantil acontecer é extremamente significativo, desde os servidores até os familiares, que são aqueles que cuidam preliminarmente das nossas crianças. Essas contribuições são essenciais nesse processo de qualificação da oferta da Educação Infantil em Camaçari e faz todo sentido celebrarmos esse momento juntos”, observou.

Mãe do estudante Bryan Caleb, de 6 anos, aluno do CIEI Gleba E, Jociene Rodrigues, 28 anos, reconhece a importância de envolver as famílias nas discussões pertinentes à educação ofertada às crianças nas creches e pré-escolas de Camaçari. “Foi uma ótima iniciativa nos incluir nesse processo de melhoria do ensino público desde a fase de planejamento. Estou muito feliz de estar aqui, de testemunhar esse cuidado, essa dedicação da gestão para com os nossos filhos. Isso nos tranquiliza, enquanto mães, pois estabelece essa proximidade, esse sentimento de parceria”, afirmou.

Mais Notícias

Obras de requalificação e urbanização em Guarajuba prosseguem

Obras de requalificação e urbanização em Guarajuba prosseguem

Pagamento do IPTU 2024 com desconto de 10% segue até 11 de março

Pagamento do IPTU 2024 com desconto de 10% segue até 11 de março

Camaçari vai sediar XVIII Seminário da ACTEBA

Camaçari vai sediar XVIII Seminário da ACTEBA

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us