Seduc lança programa de gestão

Iwwa Agência
Publicado 25/02/2014 05:02:52

A Seduc (Secretaria da Educação), por meio do núcleo da Coordenadoria de Gestão, Tecnologia e Inovação, lançou nesta terça-feira (25/02) o Progest (Programa de Gestão Educacional). Mais de 100 profissionais, dentre gestores, vice-gestores, coordenadores, além de secretários escolares participaram da cerimônia realizada no Teatro Alberto Martins.

Desenvolvido e pensado para os gestores da rede municipal de educação, o Progest tem o objetivo de aliar o trabalho dos profissionais com os professores e alunos, ao priorizar uma gestão democrática. Na oportunidade, foram apresentadas algumas propostas de inovação tecnológica, a exemplo da caderneta digital que pretende transformar o diário pedagógico em uma ferramenta digital.

Neste primeiro momento, o software será testado e utilizado de forma experimental em cinco escolas da rede municipal. A perspectiva é de que, depois de testado, ajustado e aprovado, a ferramenta seja implantada gradativamente em toda rede de ensino, para dinamizar e otimizar o trabalho dos professores.

Outra novidade apresentada foi o SAG (Serviço de Atendimento ao Gestor), que será realizado por uma equipe multidisciplinar, através de agendamentos prévios para atendimentos personalizados. A iniciativa vai evitar os deslocamentos constantes dos profissionais à Coordenação de Gestão. Desta forma, será mantido um contato direto com a Seduc, que passará a vivenciar de uma forma mais efetiva a gestão dentro do espaço escolar.  

Durante a cerimônia, ainda foi apresentado a revitalização do Portal Aprender, ferramenta interativa da Seduc, que interliga os profissionais e alunos e atua como suporte na melhoria da qualidade do ensino.

De acordo com a coordenadora de Gestão, Tecnologia e Inovação da Seduc, Sandra Rodrigues, o Progest foi pensado para proporcionar aos gestores uma assessoria técnica e promover uma melhor organização do trabalho dos profissionais. “A intenção é de que os profissionais se sintam confortáveis e tenham certeza que vão encontrar na Seduc todo apoio técnico para que possam exercer as funções da melhor forma.

No lançamento, foi realizada a mostra de um invento produzido pela professora de anos iniciais do Centro Social de Trabalho e Cidadania, localizado no bairro Gravatá, Rejane Coelho, e pelos alunos.

A produção denominada Ser Criança, que se configura na imagem de um “aluno robô”, feito de material reciclável, como sucata de computador e papelão, que transmite a voz dos alunos, previamente gravada, através de correntes elétricas, ao apertar um dispositivo localizado nas mãos do boneco.

Segundo a professora Rejane Coelho, o objetivo da atividade é estimular os alunos a pensar outras possibilidades e envolvê-los no sentido de criar os próprios inventos. 

 

Slideshow | 3 fotos

Seduc lança programa de gestão

Mais Notícias

PPAC iniciou oficinas em escolas nesta quarta-feira (20)

PPAC iniciou oficinas em escolas nesta quarta-feira (20)

Atrações diversificadas animam Agenda Cultura

Atrações diversificadas animam Agenda Cultura

SIS-Sedur oferta novos serviços a partir desta quarta-feira (20)

SIS-Sedur oferta novos serviços a partir desta quarta-feira (20)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.