Seduc forma mais 27 servidores através do Programa Cuidador Educacional

ASCOM
Publicado 24/09/2021 01:09:03

Com temas da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva aconteceu mais uma formação do Programa Cuidador Educacional. O curso teve início no dia 8 de setembro e a última oficina foi realizada nesta sexta-feira (24/9), na Diretoria Pedagógica (Dipe), para 25 cuidadores educacionais, um brailista e um intérprete de libras.

A formação é promovida pela Dipe por meio da Coordenadoria de Inclusão Educacional e contou com Oficinas Sensoriais e abordou temas como Cuidador educacional e a legislação, Reflexão histórica sobre inclusão, A função do cuidador e intérprete, Desenvolvimento infantil e aprendizagem e A importância do brincar na aprendizagem e o brincar inclusivo. Além de visitas técnicas à Escola Especial de Camaçari, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e ao Centro Especializado em Reabilitação (CER II).

A pedagoga responsável pelo Programa Cuidador Educacional, Nadja Basílio, explicou o objetivo da formação, que é “sensibilizar, preparar eles para entrar na escola, receber e cuidar de um aluno especial. O foco é sempre prepará-los, porque eles vêm de várias áreas, então a gente tem de preparar para entenderem o que é a deficiência, o que é o aluno especial e então começar a trabalhar”.

O brailista do grupo, Samuel Moreira de Santos, 22 anos, fez uma avaliação da formação, “bem completa, muito boa. Faz a gente ter uma visão diferente de muitas coisas que a gente acreditava antes de entrar aqui. Minhas expectativas são as melhores, é satisfatório saber que vou poder ajudar pessoas com deficiência a serem incluídas no ensino regular”.

A expectativa da sala de aula foi destacada pela moradora de Arembepe, Lindiana Cavalcante, 40 anos, que atuará como cuidadora educacional. “Estou ansiosa, acredito que a gente com afetividade, com conhecimento, a gente consegue fazer a diferença, fazer um mundo mais inclusivo”. Já a da sede, Andréa da Luz Cerqueira de Morais, 31 anos, destacou, “a gente sai com outro olhar, enxerga o mundo de outra forma. Trazer o mundo real para essa criança e não só para ela, para as pessoas que vão conviver com ela, vão conviver com o diferente, eu acho que vai fazer uma diferença muito grande”.

Está prevista a certificação no dia 4 de outubro e já no dia seguinte os profissionais entram na sala de aula. O Programa Cuidador Educacional foi implementado pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Educação (Seduc), conforme edital número 001/2019, que dispôs sobre a contratação em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). A ação tem como objetivo promover a inclusão de crianças com comprometimento severo, regularmente matriculados nas escolas da rede. O cuidador de alunos com necessidades educacionais especiais desempenha suas funções em parceria com o professor.

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de doses

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de d...

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social tomam posse

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Socia...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.