Seduc capacita 172 profissionais

Iwwa Agência
Publicado 15/05/2013 02:05:30

A Seduc (Secretaria da Educação), através da Cofaa (Coordenação de Formação, Acompanhamento e Avaliação), realiza, a partir desta quarta-feira (15/05), diversas capacitações para gestores das escolas municipais da sede e orla do Município.

A primeira capacitação acontece hoje (15/05), às 19h, na Cidade do Saber e beneficia 33 coordenadores pedagógicos da EJA (Educação Jovens e Adultos), sendo 18 profissionais da sede e 15 da orla. A atividade tem como objetivo instruir os gestores na ampliação de ações dentro dos projetos Tempo de Formação e Tempo de Saber.

Quinta-feira (16/05), as capacitações terão como foco gestores e coordenadores de Anos Finais e coordenadores pedagógicos da educação infantil, todas as atividades acontecem na Cidade do Saber.

O encontro com os coordenadores pedagógicos da educação infantil será realizado das 8h30 às 12h e contempla 35 profissionais da sede e orla do Município. A ação contribui para o fortalecimento da educação infantil, enquanto ambiente de aprendizagem dinâmica, tendo como eixo básico a vivência da cultura da infância.

Para os coordenadores dos Anos Finais, a atividade acontece das 8h30 até às 12h e beneficia 32 profissionais. A proposta é melhorar a atuação do profissional, a partir da reflexão do papel do coordenador pedagógico na unidade escolar.

A capacitação para 32 gestores escolares acontece das 13h30 até às 17h. A iniciativa tem o intuído de promover a reflexão sobre as funções e as atribuições do diretor escolar, no que diz respeito à gestão da unidade de ensino como uma ação coletiva.

Na sexta-feira (17/05) serão capacitados 40 educadores, que atuam pela primeira vez na educação infantil, além de auxiliares de classe das escolas municipais e comunitárias da sede e orla do Município. A capacitação acontece das 8h30 às 17h, na Cidade do Saber, e tem a finalidade de favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem infantil, através de ações contínuas e do acompanhamento de atividades educativas desenvolvidas nas escolas.

Todas as capacitações contam o apoio da empresa Cristal Company.

EDUCAÇÃO MUSICAL

Além das capacitações para gestores e coordenadores, durante essa semana a Seduc realiza, através da Cofaa e em parceria com a Orquestra Brasileira de São Salvador, a terceira oficina de Educação Musical nas escolas da zona rural de Camaçari.

A atividade visa fomentar a transformação social por meio da música, apresentando uma mediação cultural a partir da MPB (Música Popular Brasileira).

Esta semana, a iniciativa contemplar 484 estudantes de  7 a 12 anos. Na última segunda-feira (14/05), a ação foi realizada no distrito de Vila de Abrantes e beneficiou 107 alunos das escolas municipais Sucupira, Nossa Senhora Santana, Terra Maior, Rosalina Costa de Paula e Rural Boa União.

Nesta quinta-feira (16/05), a ação vai até a localidade de Monte Gordo e beneficia 283 crianças das escolas municipais Marcelina Bispo da Silva, Boa Esperança e Aloísio de Oliveira. Na sexta-feira (17/05) a oficina acontece em Barra do Pojuca para 94 estudantes das escolas municipais Ambiental, Santa Luzia e Extensão e São José.

As oficinas são realizadas sempre das 13h às 16h e ministradas por 10 educadores musicais da Orquestra Brasileira de São Salvador. No primeiro módulo, os estudantes aprendem sobre propriedades sonoras e a organização do tempo musical. A iniciativa conta com o patrocínio da BASF e com o apoio do Ministério da Cultura. 

Foto: Marcelo Ferrão

Seduc realiza capacitações na Cidade do Saber -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de doses

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de d...

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social tomam posse

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Socia...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.