A Secretaria de Educação (Seduc) realiza quinta-feira (04/12), em 11 escolas municipais da sede e orla, a aplicação das provas do Siaque (Sistema de Avaliação da Qualidade do Ensino). A iniciativa segue a mesma linha da Prova Brasil, que aponta os índices de desenvolvimento da educação básica (Ideb), no Município.
As provas de matemática e português terão 25 questões e vão ser aplicadas para alunos de 5ª a 8ª série por amostragem (uma turma de cada série). Segundo Devson Luz, coordenador do ensino fundamental 2 da Seduc, a partir dos resultados o núcleo do Siaque fará um levantamento dos dados avaliados, visando o redirecionamento das propostas do ensino e aprendizagem.
Para a coordenadora pedagógica Cláudia Truppel, os índices de educação em Camaçari hoje atingiram as metas, mas o objetivo é elevar ainda mais e atingir o nacional que, até 2022, é de nota 6. De acordo com ela, a maioria das escolas ultrapassa a meta de 2007.
Participam do Siaque as escolas Ilay Garcia, Santo Antonio, Normal, Cosme de Farias, São Tomáz de Cantuária, Maria Quitéria, Luiz Rogério, Catú de Abrantes, Amélia Rodrigues, Lídia Coelho e Américo Ferreira. O programa confirma o compromisso da Prefeitura em investir na educação, um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento da população, proporcionando um sistema decente e de qualidade.