Seduc apresenta contas do 1° quadrimestre

Iwwa Agência
Publicado 13/06/2017 12:06:39

A secretária da Educação, Neurilene Martins, participou de Audiência Pública, na Câmara de Vereadores, para prestação de contas do 1º quadrimestre de 2017, na segunda-feira (12/6). Na ocasião, a gestora apresentou os dados referentes ao orçamento do município para a educação e as ações realizadas até o momento, além das iniciativas planejadas para o segundo semestre.

Neurilene Martins iniciou dizendo que a transparência da gestão é uma das determinações do prefeito Antonio Elinaldo, e que a prestação de contas é um meio fundamental para dar publicidade ao uso do dinheiro público. “Somos uma secretaria guiada pelo principio básico da transparência no orçamento, nas ações e nos investimentos. Não poderíamos encerrar o semestre sem prestar contas à comunidade, sem dizer o que fizemos, como fizemos e como foi investido o recurso público”, declarou a secretária.

Conforme Neurilene, o objetivo da Secretaria da Educação (Seduc) é melhorar a qualidade social da educação para os cerca de 40 mil estudantes, além de promover melhores condições de trabalho para os profissionais docentes e não docentes da rede municipal de ensino. “Diante da convocatória do governo Antonio Elinaldo, estamos trabalhando para construir juntos uma nova história”.

Segundo a secretária, entre as constatações iniciais, as mais preocupantes foram que, em 2017, a Seduc tem um orçamento onde enfrenta uma diminuição de receita em torno de R$ 25 milhões e que Camaçari encontra-se desabilitada para receber apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação por conta de inoperância da gestão passada. Neurilene citou ainda questões preocupantes e que já foram tomadas as providencias iniciais, como: a frota de transporte escolar que estava sucateada e sem condições de uso, a falta de investimento na infraestrutura das escolas e na alimentação escolar, entre outros. “Estamos arrumando a casa”, enfatizou.

Diante dos desafios, a secretária pontuou. “O nosso lema é como fazer a educação em Camaçari com esse déficit e com esses problemas. Isso significa que vamos precisar assumir ações estratégicas e, em alguns momentos, austeras, com o intuito de buscar uma saída que contemple os professores, sem prejudicar os alunos, as finanças do município e, sobretudo, que impeçam o estrangulamento da proposta educacional de Camaçari. Para tanto, apresentamos o rol de investimentos e estaremos sempre à disposição para apresentar, em qualquer tempo, o orçamento. Ainda há muito a ser feito e estamos seguindo em frente nesse proposito”, relatou.

A comunidade escolar, a exemplo gestores, professores, alunos e pais estiveram presentes na audiência e, na oportunidade, fizeram perguntas e apresentaram algumas sugestões para a melhoria da educação do município. A audiência contou com a participação também dos secretários da Administração, Reginaldo Paiva e da Fazenda, Renato Almeida.

Foto: Ascom/Câmara

Secretária Neurilene Martins apresenta prestação de contas do 1º quadrimestre 2017. -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta terça-feira (19) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 continua nesta terça-feira (19) em Camaçari

Prefeitura de Camaçari qualifica ambulantes e baianas de acarajé de Arembepe

Prefeitura de Camaçari qualifica ambulantes e baianas de acarajé de...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.