A temática Brincar É Minha Praia – Chega de Trabalho Infantil, foi apresentada nesta sexta-feira (27/1), para moradores, comerciantes e também para os frequentadores da Lavagem de Jauá. A iniciativa foi promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), através da Coordenadoria de Proteção Especial (CPE).
A mobilização que faz parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), visa sensibilizar toda a população sobre a necessidade urgente de combater o trabalho infantil. Assim como aconteceu nas duas lavagens anteriores, a equipe envolvida na ação conversou com as pessoas, afixou cartazes nos estabelecimentos comerciais e também distribuiu panfletos informativos.
A coordenadora da CPE, Maria do Socorro Pereira, afirmou que a iniciativa tem sido bem aceita pela comunidade. “Nosso trabalho aqui é levar informação, levar essa mensagem de conscientização e é perceptível a aceitação de toda a comunidade, inclusive dos comerciantes locais que estão aderindo a campanha, pois a partir do momento que eles aceitam que a gente coloque o cartaz em seus estabelecimentos, eles se tornam parceiros desse trabalho e entendem que o lugar de criança é na escola, é brincando, é fazendo coisas que cabem a faixa etária delas”, disse.
A ação que teve apoio de representantes de toda a rede de proteção, a exemplo do Conselho Tutelar e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), também contou com a presença de um representante do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil (Fetipa). Vale lembrar que a iniciativa também integra as atividades do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC).




