Sedes promove festival Brincanderê em escolas do município

ASCOM
Publicado 21/09/2022 05:09:44

Com o intuito de levar a pauta da igualdade racial para o ambiente escolar, assim como propagar entre crianças e adolescentes, a mensagem sobre a necessidade de combate ao racismo, a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), por meio da Coordenadoria de Igualdade de Direitos e Combate à Discriminação, promoveu nesta quarta-feira (21/9), na Escola Municipal Edivaldo Machado Boaventura, o primeiro dia do festival Brincanderê.

A iniciativa, que acontece até sexta-feira (23/9) e vai contemplar outras duas instituições do município, reforça a Lei n.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece a inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, conforme lembrou o coordenador de Igualdade, José Anísio. “Essa ação tem o objetivo de levar para as escolas, a importância do negro no Brasil, dos povos tradicionais, e sabemos que através da educação é possível alcançar o entendimento e a transformação que tanto almejamos”, disse.

A gerente de Povos e Comunidades Tradicionais, Rose Braga, acrescentou que o festival também visa difundir conhecimento entre os estudantes, além de promover uma reflexão sobre a identidade cultural do município. “Nós lançamos esta atividade no mês do aniversário do município, para que as crianças possam ter esse pertencimento da identidade cultural de Camaçari, que é uma cidade que tem referências indígenas, africanas, nosso objetivo também é esse”, reforçou.

A diretora da escola, Sandra Luzia Silva, ressaltou que o evento foi de extrema importância, tendo em vista que a temática abordada precisa ser discutida e propagada todos os dias. “Quando a nossa escola foi convidada, eu fiquei muito feliz mesmo, porque esses meninos precisam disso, eles serão os multiplicadores dessa mensagem contra o preconceito e contra a discriminação, pois é através disso que teremos uma sociedade igualitária”, falou.

Na programação, a coordenadoria preparou brincadeiras lúdicas, dinâmicas, oficina de turbante, grafismo indígena, grafismo afro, além de parcerias com grupos culturais da cidade. Nesta quinta-feira (22/9), estudantes do Centro Integrado de Educação Infantil (Ciei) de Arembepe, participarão da iniciativa no Parque do Cacimbão. E na sexta-feira, a atividade será encerrada com os alunos do Centro Educacional Yolanda Pires, situado no Jardim Limoeiro.

Mais Notícias

Proerd forma 746 estudantes na sede de Camaçari

Proerd forma 746 estudantes na sede de Camaçari

Inscrições para concurso de Cartão de Natal são prorrogadas até 7/12

Inscrições para concurso de Cartão de Natal são prorrogadas até 7/12

Idosos do Conviver têm manhã com música e muita animação

Idosos do Conviver têm manhã com música e muita animação

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us