Sedes promove evento de reafirmação da campanha Respeite Meu Nome

ASCOM
Publicado 22/10/2021 07:10:49

A prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), por meio da Coordenadoria de Igualdade de Direitos e Combate à Discriminação, promoveu nesta sexta-feira (22/10), na sede do Núcleo de Políticas Públicas de Cidadania e Direitos LGBTQIA+ (SOMA), um evento de reafirmação da campanha Respeite Meu Nome.

Lançada em janeiro deste ano, a campanha tem como objetivo principal, atender e auxiliar as pessoas trans que querem fazer a mudança de nome e de gênero, no registro civil, que é a certidão de nascimento. A titular da Sedes, Reni Oliveira, destacou a importância da campanha. “Hoje é um dia de realização para esse público, porque significa a conquista de um direito e nós enquanto gestão, estamos muito felizes por fazer parte e ter contribuído no processo”.

O coordenador do SOMA, Carlos Silva, enalteceu o resultado da campanha, tendo em vista que através da ação, 23 pessoas transexuais já conseguiram fazer a modificação da documentação. “Esse resultado é muito importante, a gente vê que nosso trabalho fluiu e deu certo. E qualquer pessoa que vier ao SOMA e estiver com toda a documentação correta, nós conseguimos encaminhar para fazer a emissão da nova certidão.

Com a certidão nova em mãos, Bruna Mendes, 29 anos, comemorou a conquista. “Há muitos anos eu já desejava fazer a alteração e por conta de um problema de saúde, eu tive que adiar o sonho de fazer a mudança de nome. E esse ano através da campanha e com a ajuda do SOMA, consegui realizar”, disse.

Aguardando a chegada da certidão, Renata Araújo, de 31 anos, contou que está muito feliz, porque vai poder mudar todos os documentos e vai trabalhar utilizando o nome que escolheu de acordo com a mudança de gênero. “É muito bom, as pessoas te chamarem pelo seu nome, não vai ter mais o constrangimento e nem o preconceito, porque no documento vai constar o nome correto”, finalizou.

Vale ressaltar que a campanha Respeite Meu Nome continua. Os interessados que queiram mais informações sobre os encaminhamentos para fazer a mudança de nome e de gênero no registro civil, podem entrar em contato através dos números de telefone (71) 3229-2947 ou 99979-9865.

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.