A Prefeitura de Camaçari, através da Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social), realizou nesta segunda-feira (10/10), na Cidade do Saber, uma capacitação e reflexão sobre os Direitos e Deveres da População em Situação de Rua. O evento foi destinado à população em situação de rua e equipe técnica da Sedes.
Durante o encontro, foram discutidas as perspectivas de melhoria de vida para as pessoas em situação de rua, assim como, a inserção de tais pessoas no programa Minha Casa, Minha Vida, do governo Federal.
De acordo com a assistente social da CPE (Coordenação de Políticas Especiais) da Sedes, Dalcy Castro, seis pessoas que viviam em situação de rua no Município já foram beneficiadas pelo programa habitacional. “A expectativa é de que consigamos inserir mais 14 munícipes que integram este grupo no programa”.
O encontro prossegue até terça-feira (11/10), quando haverá, às 8h30, uma palestra de Mobilização e Organização da população em situação de rua, ministrada pela coordenadora do Movimento de População de Rua de Salvador, Maria Lúcia Pereira.
À tarde, a partir das 13h30, acontece a palestra Direitos e Deveres, que será ministrada pela advogada, especialista em Direitos Humanos, e coordenadora do Juspopuli Escritório de Direitos Humanos, Vera Leonelli.
COORDENAÇÃO
A CPE (Coordenação de Políticas Especiais) da Sedes acompanha as pessoas em situação de rua no Município, através da busca ativa, identificação, inserção de volta às famílias, encaminhamento a Centros de Recuperação para dependentes de substâncias psicoativas, além de distribuir cestas básicas e promover oficinas sócio-educativas.
Atualmente, 87 pessoas são acompanhadas pela CPE, e contam com o auxílio de uma psicóloga, quatro educadores sociais, coordenadora gerente, coordenadora geral e assistente social.

Capacitação é destinada para população de rua -