Nesta quinta-feira (28/06), a Prefeitura de Camaçari, através da Sedes (Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social), promove um curso de capacitação para 40 servidores dos Cras (Centro de Referência de Assitência Social).
A iniciativa acontece das 8h às 17h, no auditório 4 da Cidade do Saber e visa preparar os profissionais para a nova metodologia de atendimento do espaço, que mudará a nomenclatura para Núcleo de Atendimento Social, que será colocada em prática a partir do dia 3 de julho.
O curso, ministrado pela assistente social da Sedes, Carla Angélica Araújo, vai estabelecer as funções de cada profissional, trabalhar a humanização no atendimento ao publico, além de sugerir propostas para a criação de um cronograma de temas socioeducativos para a formação do cidadão.
A princípio, as mudanças vão ocorrer nos Cras de Parafuso, Barra do Pojuca e Vila de Abrantes. De acordo com a coordenadora de Proteção Social Básica da Sedes, Lilian Moura, este é um projeto piloto que deve ser estendido aos outros Cras do Município.
“O atendimento, que antes era realizado por família, agora passa a ser em grupo. A iniciativa visa fortalecer o protagonismo e a autonomia do sujeito, através da formação deles”, destaca a coordenadora.
A mudança na metodologia do atendimento visa cumprir um dos principais objetivos da Política de Proteção Social Básica, que é a prevenção da situação de risco e de vulnerabilidade social.
Os Núcleos de Atendimento Social vão contar com uma equipe técnica itinerante, cuja atribuição é aplicar a nova metodologia de atendimento, e uma equipe fixa, que vai realizar a mobilização comunitária e prestar esclarecimentos sobre os serviços socioassistenciais da rede.

Capacitação da Sedes acontece na Cidade do Saber -