Em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania, através da Gerência de Serviços à Pessoa com Deficiência (Gedef), promoveu uma atividade inclusiva com os alunos da Escola Especial de Camaçari (Caic) nesta quarta-feira (27/9).
Realizada em parceria com o Boulevard Shopping Camaçari, na oportunidade cerca de 40 estudantes, acompanhados pelos responsáveis e professores da instituição, conheceram algumas dependências do centro de compras. Durante a atividade, eles tiveram momentos de lazer e participaram de oficinas recreativas, a exemplo de contação de histórias, criação de pipas, desenhos e manipulação de slimes.
O coordenador da Gedef, João Rosendo, pontuou que a ação teve a finalidade de promover um momento diferenciado, num ambiente fora do contexto rotineiro dos estudantes. “Eles estão conhecendo um espaço diferente do que estão acostumados, estão interagindo, se divertindo e o papel da gerência é promover inclusão e cidadania”, disse.
A coordenadora pedagógica do Caic, Maria da Luz Lucena, destacou que o momento oportunizou conhecimento, interação e muita alegria para os envolvidos. “Esse momento aqui hoje é de muita felicidade, porque muitas vezes o público que tem deficiência é esquecido e deixado de lado. E precisamos mostrar para o mundo que essas pessoas são capazes, precisam das mesmas oportunidades e dos mesmos direitos que todos têm na sociedade”, disse.
A coordenadora de Marketing do Boulevard Shopping Camaçari, Elba Coelho, afirmou que essa é uma das formas que o estabelecimento busca para praticar responsabilidade social, o compromisso com a cidadania e garantir o acesso para todos. “Para nós é um orgulho imenso estar aqui e abrir as portas para que as pessoas que têm deficiência possam acessar o shopping e conhecer o ambiente, que para muitos é algo inédito. E receber esses estudantes é motivo de alegria e, mais ainda, porque estamos desempenhando um papel importante para a sociedade”, finalizou.










