Enganar e manter em cárcere privado. Estas são as principais características da Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Para chamar a atenção para o quadro, a Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social) realizou na manhã desta quarta-feira (21/05), por meio do Creas (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) uma palestra no Ciat (Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador) para o público que esteve no local em busca de vaga de emprego.
A iniciativa tem o intuito de reforçar a campanha e conscientizar a população sobre o fato de que a Exploração Sexual contra Criança e Adolescente é crime, além de discutir sobre a temática da violência. A mobilização nacional de Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é realizada em 18 de maio.
A campanha tem como símbolo uma flor, acompanhada da frase “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, lembrando do cuidado e da necessidade de defesa do direito de meninas e meninos crescerem de forma saudável e protegida.
Para a dona de casa, Josilda dos Santos, de 31 anos, que assistiu à palestra disse que achou interessante o assunto. “Um crime como este é inafiançável, temos que cuidar das nossas crianças para que elas cresçam dignamente, sem ter que passar por uma crueldade como esta”, frisou a moradora do bairro Cristo Redentor.
Morador do bairro Gleba B, Hélio Pinheiro, de 37 anos, parabenizou a iniciativa da Prefeitura de levar a reflexão para locais de grande circulação de pessoas. “Gostei de ter participado da palestra, pois serve para mostrar que o problema é real e esclarecer dúvidas sobre o assunto”, destacou o técnico químico.
Cerca de 50 pessoas prestigiaram a palestra.