Na ideia de levar para os lugares mais distantes os serviços da Central do Empreendedor, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) somam esforços com o Alphaville e realizam mais uma edição da Central do Empreendedor Itinerante, dessa vez na Fundação Emaús, em Monte Gordo, no dia 2 de junho, das 14h às 16h.
A atividade será voltada ao público que será qualificado pela empresa, levando uma segunda opção, que é o empreendedorismo. São duas formações em agroecologia, oferecidas através do Instituto Ilhas Férteis, para 62 pessoas da comunidade de Monte Gordo e Barra do Jacuípe. Uma de horticultura e fruticultura, visando os agricultores locais que desejam se capacitar ainda mais, e outra para jardinagem e paisagismo, porque a área de costa tem vários condomínios e alguns já trabalham com isso.
A parceria foi firmada em uma reunião realizada na última terça-feira (16/5), na Casa do Trabalho. O secretário do Desenvolvimento Econômico, Waldy Freitas, explicou que, “isso faz parte do nosso programa de planejamento da Central do Empreendedor, esse é um item. Depois a gente tem a expectativa de fazer uma parceria com a Alphaville, de realizar diversas ações na área social dentro desse programa com o Sebrae”, afirmou.
A captação dos participantes e estrutura será realizada pelo Alphaville, a assessora local da comunicação social, Daniele Barbosa, falou sobre a ação, “quando chega um empreendimento grandioso como esse, as pessoas tendem a visar somente o lado negativo, que é a questão da vegetação. Mas a gente não vem sozinho, estamos alicerçados com vários alvarás e o Inema [Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos] está acompanhando, e é o próprio Inema que sugere que a gente faça formações para que ajude a comunidade local a se qualificar profissionalmente. E com o Sebrae, a gente vai dar essa visão do empreendedor”.
O gestor do Sebrae Camaçari, Daniel Santana, explicou que a empresa identificou dentre os projetos realizados, uma oportunidade a partir da qualificação, “para além disso, estão buscando junto com o Sebrae essa noção de empreendedorismo, porque são áreas que além de prestar serviço, tem um potencial muito grande para que eles possam empreender, gerar sua própria renda, crescer e desenvolver”, desta forma, a ação foi inserida no cronograma de atividades.
Além da Central do Empreendedor Itinerante, fruto da parceria, outras doze ações estão previstas, conforme a programação abaixo, que pode sofrer alteração:
31 de maio – Parque das Mangabas
20 de junho – Gleba E
4 de julho – Monte Gordo
18 de julho – Nova Vitória
8 de agosto – Caminho do Mar
22 de agosto – Gravatá
12 de setembro – Abrantes
26 de setembro – Phoc II
4 de outubro – Phoc I
17 de outubro – Cordoaria
7 de novembro – Gleba A
12 de dezembro – Jardim Limoeiro

