Sedec certifica microempreendedores do Caminho do Mar

Ascom
Publicado 29/11/2022 12:11:05

Na manhã desta terça-feira (29/11), a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), certificou 41 microempreendedores do Residencial Caminho do Mar, no curso de Gerenciamento Básico para Microempresas. Através da Central Itinerante do Empreendedor, programa implementado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a cerimônia de entrega aconteceu na Escola Municipal Caminho do Mar, localizada na Estrada Canto dos Pássaros, em Barra do Jacuípe.

Waldy Freitas, secretário da pasta, deu início ao ato destacando o compromisso da Sedec em promover outras ações que aceleram o desenvolvimento econômico da comunidade. “Há pouco conversava com alguns presentes e vimos a quantidade de empreendedorismo que tem aqui dentro. A nossa ideia é juntar esses segmentos todos, como o de confeitaria de bolos, manicure, cabelos, e outros, e vamos fazer uma feira aqui dentro, todo ano”, propôs, afirmando. A ideia, apoiada pelos presentes, foi sugerida como data para a sua realização no dia 30 de abril, data que marca a entrega das primeiras unidades do lugar.

Daniel Santana, gestor territorial do Sebrae, elaborou o conteúdo do curso mediante  informações fornecidas pela secretaria municipal. “A gente sempre avalia as demandas locais e, para o Caminho do Mar, trouxemos um curso básico bem completo. Marketing, vendas, planejamento e finanças, foram alguns dos conteúdos trabalhados, e com isso, conseguimos abranger as principais áreas de gestão empresarial, que é o foco do Sebrae”, explicou. Para o futuro, a instituição já sinaliza a promoção de cursos avançados, nos quais serão trabalhadas, de modo detalhado, ferramentas mais específicas.

Para Rosenilda Bitencourt, especialista na confecção de apliques de cabelos naturais, moradora do Caminho do Mar 4, o conteúdo mais importante foi aprender a precificar o seu trabalho. “Como dar valor ao meu serviço? Como repassar parte do que eu ganho para a reserva? Antes do curso estava tudo indo junto – o que eu ganhava com a venda saia tudo junto, e agora eu aprendi a separar o que é da empresa é da empresa, o que é meu é meu, e o que é de casa é de casa”, declarou.

Dificuldade semelhante tinha Adriana Ramos, manicure há 22 anos. “O que eu queria mesmo era mais conhecimento na área financeira, porque como profissional eu me garanto. Eu tava tendo certa dificuldade nessa parte de guardar dinheiro, em reposição de materiais, mas depois do curso eu já estou conseguindo mais”, comemorou, desejando que outras formações continuem a acontecer, a fim de qualificar um número maior de negócios de moradores dos conjuntos habitacionais da comunidade.

O curso de Gerenciamento Básico para Microempresas do Sebrae foi ofertado gratuitamente, num total de 20 horas/aula, de modo presencial. Areias é a localidade em que se situa a próxima comunidade de empreendedores camaçarienses a ser certificada, no dia 13 de dezembro, pela Central Itinerante do Empreendedor.

Mais Notícias

Lavagem de Jauá reúne mais de 8 mil pessoas neste sábado (28)

Lavagem de Jauá reúne mais de 8 mil pessoas neste sábado (28)

Sedes realiza ação contra o trabalho infantil durante festejos da Lavagem de Jauá

Sedes realiza ação contra o trabalho infantil durante festejos da L...

Em cortejo, Bom Jesus dos Navegantes é celebrado na Lavagem de Jauá

Em cortejo, Bom Jesus dos Navegantes é celebrado na Lavagem de Jauá

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us