Para incentivar a agricultura familiar, promover a organização produtiva e econômica no meio rural e o acesso à alimentação adequada e saudável, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretária do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), segue com a compra de produtos agrícolas. Nesta terça-feira (4/5), a pasta realizará compra no campo, nas localidades de Coqueiros de Monte Gordo, Jordão, Km 22, Cancelas e Lagoa Seca, na zona rural; e no Banco de Alimentos, situado na Avenida Tupinambás (antiga Radial C).
De acordo com o órgão, para o banco de alimentos a previsão é de adquirir 4.500 quilos (kg); e no campo 5.500 kg. A administração municipal informa que as compras acontecem através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal.
A fim de evitar aglomeração e manter o ordenamento no momento da aquisição, a administração montou um esquema especial. Na sede, os agricultores irão entregar os produtos no Banco de Alimentos, órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes); e na costa, uma equipe da Sedap irá até o campo, nas áreas de cultivo dos agricultores das regiões citadas, para fazer a busca dos alimentos.
O município já comprou 51.304 toneladas de alimentos, sendo duas compras realizadas em dezembro de 2020 e outras duas, no mês de abril de 2021. Todo material é adquirido de produtores da região e distribuídas para instituições cadastradas no município.
A iniciativa visa assistir aos agricultores da zona rural e minimizar os impactos causados em virtude das medidas de enfrentamento à Covid-19, assim como atender pessoas em situação de vulnerabilidade. Entre os itens comprados estão: frutas, verduras, legumes e hortaliças.
