Sedap faz balanço positivo dos quatro anos de gestão

ASCOM
Publicado 03/01/2021 06:01:31

Durante os últimos quatro anos de gestão, a administração municipal atuou de diversas formas com objetivo de fortalecer os segmentos da Agricultura e Pesca em Camaçari. E para isso a prefeitura deu apoio ao produtor rural, pescadores e marisqueiras, consolidou projetos já existentes e implantou novos.

Carros-chefes da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap) e geridos com recursos próprios, o Mais Pesca e o Mais Agricultura beneficiaram, juntos, cerca de 600 profissionais. O primeiro é de incentivo à qualificação e auxílio financeiro ao pescador artesanal, sendo um dos únicos no Brasil a atrelar o incentivo financeiro à capacitação da atividade pesqueira, em parceria com entidades de sucesso, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Atualmente, 200 pescadores aptos recebem o benefício.

Já o Mais Agricultura tem como proposta adquirir alimentos de produtores locais, com repasse para instituições socioassistenciais. As compras, somadas às realizadas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, atingiram 200 toneladas de produtos adquiridos de cerca de 400 agricultores familiares. Os alimentos foram distribuídos para 32 entidades beneficentes que auxiliam famílias em situação de vulnerabilidade social de Camaçari. Nesse processo, mais de 10 mil pessoas são beneficiadas, gerando trabalho e renda para o produtor e auxiliando com alimentação de qualidade à população.

Também com recursos próprios e dentro da política de fortalecimento da agricultura familiar, a Sedap entregou o Kit Agricultor a quase 500 produtores rurais. Ferramentas, como facão, enxada, alicate universal, martelo de unha, enxadinha, cavadeira articulada, trena, enxada larga, grampo de cerca, além de garrafa térmica e óleo de neem, fazem parte do conjunto, que tem como objetivo auxiliar na produção agrícola e no melhor desempenho das atividades realizadas pelos agricultores.

A distribuição de sementes, iniciativa que visa potencializar a produção da agricultura familiar no município, doou, a 500 agricultores, cinco toneladas de sementes no período de quatro anos. Geralmente, a ação é realizada entre os meses de março e abril, quando são distribuídos variedades de feijão, milho e amendoim, além de adubo e calcário.

Em parceria com a Marinha do Brasil, para profissionalizar pescadores, 27 alunos do Projeto Municipal Mar Azul foram habilitados com a Carteira Nacional de Aquaviários, que os permitem operar embarcações e trabalhar em todo o território nacional.

Com o apoio da Bahia Pesca, houve a distribuição de alevinos, que contribuiu para a permanência da criação de tilápias em cativeiro, no município. Mais de 1 milhão de filhotes de peixes foram entregues para 105 piscicultores de Camaçari.

Com a entrega da Casa de Farinha Móvel, equipamento capaz de produzir 750 quilos de farinha por dia, a Sedap potencializou a produção no município, tendo alcançado um saldo de seis toneladas, beneficiando 200 famílias, das localidades do Assentamento Fidel Castro, em Coqueiros de Monte Gordo, Lagoa Seca e Barra do Pojuca.

A compra de cinco tratoritos ou motocultivadores foi outra aquisição importante da Sedap. Os equipamentos já auxiliaram mais de 200 agricultores das comunidades de Pau Brasil, Alameda do Rio, Santa Rita, Santa Maria, KM 22, Cancelas, Joia do Rio e Cajazeira de Abrantes.

Ao longo desses quatro anos, em cooperação técnica com a Fundação Alphaville, foi iniciado o processo de certificação de produtos orgânicos, recentemente consolidada, e que resultou na habilitação de 29 unidades produtivas espalhadas por todo o município. A ação contemplou 60 agricultores com a Certificação Participativa de Produtos Orgânicos, que é feita através da Rede de Agroecologia Povos da Mata, que tem autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para isso. Camaçari é o único município da Região Metropolitana com o selo e isso torna o setor mais atrativo, e abre o mercado dos orgânicos, com potencial também para fortalecer o setor turístico. A entrega da certificação ocorre após várias etapas de capacitação e comprovação de qualidade.

Também faz parte das atividades desenvolvidas pela Sedap a promoção das Feiras Livres, que é um importante viés para o escoamento da produção e de demonstração da força da agricultura familiar no município. São nove feiras espalhadas por toda a cidade, durante todo o ano, que conta com a participação de cerca de 300 feirantes. Elas acontecem nas localidades de Barra do Pojuca, Barra do Jacuípe, Arembepe, Jauá, nos estacionamentos da Prefeitura de Camaçari e do Fórum Clemente Mariani, Ponto Certo, Residencial Parque das Algarobas e Gleba E.

Mais Notícias

Prefeitura inaugura Lagoa da Paz neste sábado (11)

Prefeitura inaugura Lagoa da Paz neste sábado (11)

Atendimento na USF Machadinho será suspenso nesta quinta-feira (9)

Atendimento na USF Machadinho será suspenso nesta quinta-feira (9)

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 8 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 8 de dezembro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.