Sedap compra toneladas de alimentos da agricultura familiar pelo PAA

ASCOM
Publicado 06/06/2023 12:06:56

Toneladas de alimentos produzidos por agricultores da zona rural, chegaram ao Banco de Alimento de Camaçari, onde acontece, até as 17h desta terça-feira (6/6), a primeira compra de 2023, realizada pela Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Trabalhadores rurais, de diversas localidades, apresentaram suas produções de frutas, verduras e hortaliças, que foram adquiridas pela pasta.

Feliz pela realização da primeira compra do ano, e confiante no sucesso das próximas aquisições, o secretário Antonio Falcão comentou que, “estamos com um orçamento, que foi mais do que triplicado, o que exige de nós ainda mais empenho. Até dezembro, queremos fazer, se possível, duas compras por semana”. Convocando os trabalhadores que ainda não são cadastrados no programa, ressaltou, “a Sedap está aí para dar todo o suporte que for necessário, para que os agricultores mantenham sua documentação em dias, e estejam aptos para receber os benefícios do programa”.

Das 15 toneladas de produtos estimadas pelos organizadores para a primeira ação do ano, Raimundo Conceição, 68 anos, morador de Várzea da Meira, garantiu 150 quilos (kg) de coco seco. Ele, que participa do programa pela primeira vez, declarou-se satisfeito, e afirmou, “este é um grande incentivo para nós agricultores, pois os recursos que chegam, garantem uma vida melhor e mais sustento para a nossa família”.

A camaçariense de 48 anos e filha de agricultores, Irene de Jesus, afirmou que já participa do programa há alguns anos. De Monte Gordo, a produtora rural chegou cedo com sacos de limão, milho verde e aipim. “Eu planto e colho para o programa, pois me ajuda muito. Já consegui adquirir algumas coisas para minha casa, resolvi alguns problemas financeiros, e outras situações. Estou feliz, por mais esta oportunidade”, declarou.

Mãe de seis filhos e agricultora há quase 10 anos, Neuza Maria de Jesus, 43 anos, disse que antes da atividade rural, se dedicava à vida de dona de casa. Negociando com a venda de limão desde que iniciou no PAA, a trabalhadora afirmou que, “sempre tive muita vontade de trabalhar, e com a agricultura consegui realizar alguns sonhos. Comprei geladeira nova, televisão, liquidificador e outros bens”, citou. Para os trabalhadores, que desejam participar do programa, mas se sentem desanimados, Neuza, que vive em Lagoa Seca, aconselhou, “se você tem um sonho, corra atrás, pois vai conseguir”.

Além dos agricultores de Monte Gordo, oriundos das comunidades de Lagoa Seca e Várzea da Meira, ainda participaram da primeira edição, produtores de Cancelas e Jordão, que também faz parte do distrito, bem como da Alameda do Rio, Cordoaria, Sucupira, Cajazeiras de Abrantes, Vila de Abrantes, Vila Agrícola, Santa Maria, Santo Antônio e Cristo Redentor.

“Nossa expectativa era acolher agora, 80 produtores, mas apenas 56 apresentaram a solicitação de compra. Infelizmente, alguns deixaram de participar desta vez, por conta de problemas com a documentação, principalmente com a CAF [Cadastro Nacional da Agricultura Familiar]. Quero dizer, que a Sedap se coloca à disposição para prestar toda orientação que o trabalhador precisa. Estamos lá, atentos para cuidar deles”, afirmou Falcão.

Os produtos adquiridos pela pasta serão doados a órgãos da estrutura municipal e instituições que assistem pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, a exemplo do Banco de Alimentos de Camaçari e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), ambos setores que integram a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes); além de entidades como: Pestalozzi, Escola Creche Comunitária Nossa Senhora do Amparo, Missão Vida, Parque Florestal e Escola e Creche Comunitária Carmem Mirim.

Mais Notícias

Horto florestal foi palco para o movimento Eco Dança

Horto florestal foi palco para o movimento Eco Dança

Por meio de parceria, Sejuv promove curso de criação de games

Por meio de parceria, Sejuv promove curso de criação de games

Estacionamento do Centro Comercial fica interditado até dia 28/9

Estacionamento do Centro Comercial fica interditado até dia 28/9

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us