Secult se reúne com agentes culturais em visita à Lagoa da Paz

ASCOM
Publicado 23/09/2021 11:09:59

Nesta quinta-feira (23/9), a secretária da Cultura, Márcia Tude, o subsecretário da pasta e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luciel Neto, e o coordenador de Patrimônio, Átila Borges, visitaram a Lagoa da Paz, na localidade de Cachoeirinha, em Barra do Pojuca, acompanhados de agentes culturais da comunidade. O encontro teve por objetivo conhecer o espaço e ampliar o diálogo para que possam ser realizadas ações em prol da preservação da lagoa, além do fortalecimento cultural.

Durante a reunião, Márcia Tude destacou que a Lagoa da Paz é um espaço importante de ressignificação e pertencimento. “Não se pode mais falar em cultura e não falar em ecologia e sustentabilidade. Além disso, o turismo mudou e as pessoas querem uma vivência, sentir a energia do local; e aqui tem uma lagoa maravilhosa, uma cultura ancestral, é isso que faz toda a diferença. A gente tá muito feliz e espera que seja o início de uma série de diálogos que visem fortalecer a cultura da comunidade” afirmou.

A gestora da pasta ainda ressaltou as iniciativas que têm sido realizadas na localidade, com destaque à construção do Centro Cultural em Barra do Pojuca. “A gente entende a potencialidade tanto para a dança quanto para a música e para o turismo étnico dessa região”, disse.

Luciel Neto, presidente do Conselho Municipal de Cultura, também pontua a importância da visita por ser discutida a perspectiva da criação de um coletivo dos fazedores de cultura de Barra do Pojuca. “Desta forma, este grupo dialogará com a Secult e com as outras secretarias que transversalizam com a cultura, como a Setur, Sesp e Sedur, para melhorar a iluminação, sinalização e infraestrutura de acesso às entidades e, assim, aproximar essas instituições da comunidade e também dos turistas que visitam a costa de Camaçari”, destacou.

O produtor cultural e mestre de cultura popular Aurino Teixeira, conhecido como Pelé, participou do encontro representando o projeto Trilha Ecocultural Lagoa da Paz, que promoveu a revitalização do espaço, no ano de 2012, e desenvolve ações ecológicas e culturais. “O nosso projeto resgata a cultura local e promove a integração dos moradores e o lazer familiar”, explicou Aurino ao acrescentar, “esta reunião com a Secult e a comunidade representa o fortalecimento para que possamos pleitear por melhorias”.

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de doses

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de d...

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social tomam posse

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Socia...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.