Secult faz planejamento para 2014

Iwwa Agência
Publicado 19/12/2013 06:12:34

O ano de 2014 promete ser ainda melhor para a Secult (Secretaria da Cultura). Em janeiro, será assinada a ordem de serviço para a construção da Praça do Esporte e da Cultura. A declaração foi dada pelo secretário da Cultura, Vital Vasconcelos, ao fazer um balanço das ações de 2013 e também falar sobre as propostas da pasta para o próximo.

Orçada em aproximadamente R$ 2,3 milhões, provenientes de recursos federais, o equipamento será construído no bairro Phoc III, na sede. A praça contará com um infocentro, biblioteca, salas multiuso para oficinas artísticas e um mine cine-teatro, além de equipamentos voltados para as áreas de esporte e de ação social.

Ainda de acordo com o secretário, a partir da assinatura da ordem de serviço, a empresa contratada terá 30 dias para iniciar as obras, que devem ser concluídas em seis meses.

Segundo o titular da Secult, as expectativas para 2014 são de que as ações sejam cada vez mais descentralizadas e ampliadas, para atender outras localidades. “O balanço que faço deste ano é bastante positivo para a cultura municipal. Conseguimos realizar todas as ações previstas com êxito”, salientou Vital Vasconcelos.

AÇÕES EM CURSO

Dentre as ações em curso na Secult estão os processos na área de tombamento e registro do patrimônio cultural material e imaterial do Município, como o Terreiro de Lemba e da Igreja Católica de Vila de Abrantes, além das Cheganças do Município, respectivamente.

A Secretaria ainda espera pela aprovação da Câmara de Vereadores para a criação de datas vinculadas ao calendário cultural do Município, a exemplo do Dia Municipal da Capoeira e do Circo e Teatro.

BALANÇO

Dentre as ações que merecem destaque, ele citou a realização das conferências Territorial e Estadual da Cultura. Nesta última, foi realizada, pela primeira vez de forma direta, a eleição dos conselheiros estaduais de cultura.

Para o secretário, a escolha do Município para a realização das conferências “coroa o reconhecimento do Estado às ações desenvolvidas no âmbito da cultura, a exemplo da implantação do sistema municipal de cultura e o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o setor”.

Um dos momentos mais marcantes do ano, segundo o secretário, foi a realização do 2º Festival de Cultura e Arte de Camaçari, projeto que visa dar visibilidade aos artistas locais e que envolve todos os segmentos artísticos do Município.

Sucesso de público, o evento, que cresce a cada ano, trouxe excelentes atrações musicais. O festival será realizado em 2014 com novidades.

A Secult ainda comemora Lei n° 1.299/2013, sancionada pelo prefeito Ademar Delgado, no último dia 4 de dezembro, que inclui o Festival de Blues e Jazz de Arembepe, no calendário oficial de eventos do Município.

Dentro das ações da Secult, nas festas do Município, estão a realização, pelo segundo ano consecutivo, dos palcos da Cultura e o de Culturas Populares, durante a festa de Arembepe, que dão prioridade as apresentação de bandas e grupos do Município, e do festival de quadrilhas juninas, que acontece no Camaforró.

Nas datas comemorativas, a Secretaria participa da celebração do Dia do Teatro e Circo, do Dia Municipal do Rock, este último contou em 2013 com as participações de bandas de expressão nacional, como Cachorro Grande, do Rio Grande do Sul, e da baiana, Cascadura.

A realização dos Encontros Literários, criados para fomentar a participação dos alunos das escolas municipais, foi outra ação da Secult, cujo objetivo é fazer com que os estudantes passem a frequentar cada vez mais as bibliotecas do Município.

A iniciativa culminou com a realização do Soletrando, concurso no qual os alunos tiveram que grafar corretamente as palavras, estimulando o hábito da leitura de forma lúdica. Realizado na Biblioteca Infantojuvenil, o projeto deve ir às bibliotecas de Vila de Abrantes e Barra do Pojuca, na orla do Município.

Os Encontros Harmônicos, que contaram com apresentações de fanfarras e filarmônicas do Município nas praças públicas. O projeto, também realizado com sucesso pela Secult, tem como objetivo diversificar e ampliar as apresentações dos grupos para além dos desfiles cívicos.

A 3ª edição do projeto Cultura em Movimento, que acontece de forma itinerante, na sede e orla do Município, em um circo, foi mais uma vez prestigiado pelos alunos da rede pública de Camaçari. Iniciado em novembro, o projeto segue até setembro do próximo ano.

Ainda podem ser destacadas as ações em parceria com empresas privadas, a exemplo do Cinemóvel e do Palco Cultural do projeto Conexão Tigre, e do Arembepe de Mãos Dadas nas Quatro Estações, realizado em conjunto com a comunidade da localidade, além da participação do projeto Praça Viva, que leva diversas atrações e atividades, e é realizado em parceria com outras secretarias e instituições.

O secretário Vital Vasconcelos também destacou a promoção de cursos e oficinas de elaboração de projetos, cuja finalidade é captar recursos para viabilizar projetos culturais para editais em nível estadual e nacional. A iniciativa é voltada para o segmento artístico e cultural do Município.

Além disso, a Secult ainda deu suporte técnico e consultoria permanentes para três grupos de cultura popular do Município, que participaram do edital Mazzaropi, do Ministério da Cultura, e que foram contemplados para receber prêmio em dinheiro para desenvolver projetos culturais.

Nove grupos de cultura popular do Município foram aprovados no cadastramento artístico da Secretaria Estadual da Cultura para apresentações em diversos espaços públicos da Bahia. 

 

Foto: Nelinho Oliveira

Secretário da Cultura, Vital Vasconcelos -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de outubro de 2021

Sedur visita empreendimento instalado em Catu De Abrantes

Sedur visita empreendimento instalado em Catu De Abrantes

Serviço de urgência e emergência será ampliado em Camaçari

Serviço de urgência e emergência será ampliado em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.