Secult apresenta as ações do ano

Iwwa Agência
Publicado 20/12/2010 05:12:52

A eleição e posse do Conselho Municipal da Cultura, a aprovação da Lei nº 665/10, que reorganiza o Fundo Municipal da Cultura, o início da reforma e ampliação do Teatro Alberto Martins, a concretização do projeto Cultura em Movimento, além da parceria com a Cidade do Saber para a realização do projeto Palco da Cidade foram algumas das iniciativas realizadas, este ano, pela Secretaria da Cultura de Camaçari (Secult).

As informações foram dadas pelo secretário da Cultura, Vital Vasconcelos, nesta segunda-feira (20/12), ao fazer um balanço das realizações da pasta no ano de 2010.

De acordo com o secretário, a criação do Conselho Municipal permite um grande avanço na implantação de políticas públicas de preservação dos costumes locais e ampliação de outros projetos da pasta.

A entidade vai representar os segmentos artísticos da cidade, como dança, teatro, música, literatura, produção cultural, audiovisual, radiodifusão e novas mídias, artes visuais, artesanato e patrimônio cultural.

Dentre as ações a serem realizadas pelo Conselho estão a criação das políticas de editais para financiamento de projetos artístico-culturais e o censo cultural que servirá para a construção do Plano Municipal de Cultura, que prevê ações para os próximos 10 anos.

A aprovação na Câmara Municipal do projeto de Lei nº 665/10, que institui os procedimentos de tombamento e registro para proteção do patrimônio histórico e cultural do Município, irá possibilita o financiamento de projetos da sociedade civil.

Outra grande iniciativa da Secult, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, é a reforma do antigo Teatro Magalhães Neto, que passará a se chamar Teatro Alberto Martins, em homenagem ao ator e diretor do Teatro Amador de Camaçari (TAC). A cidade irá ganhar mais um equipamento público que dará vazão à produção cultural do Município, dona do segundo maior teatro da Bahia, o da Cidade do Saber.

A realização do projeto Cultura em Movimento, que usa a arte circense para levar alegria e diversão às comunidades, também foi destaque em 2010. Em 2011, o projeto prossegue em Arembepe, Jauá e Vila de Abrantes, na orla de Camaçari.

A edição 2010 do projeto itinerante Palco da Cidade, uma parceria da Secult com a Cidade do Saber, comprovou, mais uma vez, que Camaçari está repleta de talentos. Diversos artistas foram revelados durante o projeto, que tem patrocínio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia.

De acordo com Vital Vasconcelos, o ano foi de grandes conquistas para a cultura no Município. “Próximo ano, a Secult pretende dar continuidade as práticas e ações em prol da cultura e dos artistas do Município”, finaliza.

Slideshow | 2 fotos

Secult apresenta as ações do ano

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Defesa Civil e PM auxiliam moradores durante desocupação de imóvel

Defesa Civil e PM auxiliam moradores durante desocupação de imóvel

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.