Secretários da RMS discutem gestão de ensino

Iwwa Agência
Publicado 14/04/2009 09:04:38

Camaçari sedia até quarta-feira (15/04) o curso e oficina de Gestão de Sistemas de Ensino e Gestão de Escolas como Ambientes de Aprendizagem.

O evento, aberto nesta terça-feira (14/04) reúne na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, secretários da educação e gestores de unidades de ensino dos municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Organizado pela Secretaria da Educação do Estado (Sec-Ba) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-Ba), com o apoio da Prefeitura de Camaçari, o curso tem o objetivo de incentivar a sistematização de um trabalho orientado em busca da melhoria da qualidade de ensino e dos indicadores educacionais através do entendimento da escola enquanto ambiente de aprendizagem.

As palestras, ministradas pelo consultor João Batista dos Mares Guia, vão abordar, dentre outras questões, o problema fundamental da educação básica no país, conjecturas sobre as causas do problema fundamental da educação básica, ensinamentos sobre a escola e aprendizagem, padrões de desempenho e avaliações, planejamento geral do sistema e plano de curso do professor.

Na avaliação do secretário da Educação de Camaçari e presidente da Undime-Ba, Luiz Valter de Lima, a iniciativa busca estimular o trabalho de forma articulada e incentivar práticas de gestão que tenham como base a noção de sistema, algo essencial para fomentar o debate e incentivar a melhoria da qualidade do ensino. “Desta forma, evitamos trabalhos isolados e otimizamos os recursos”.

Também participaram do evento Eni Bastos, superintendente de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional da Sec-Ba, Márcia Rejane Vivas, da Diretoria Regional de Educação (Direc 1/B), assim como representantes das secretarias da educação dos municípios da RMS e escolas estaduais.

UNDIME
Em março, o secretário da Educação de Camaçari, Luiz Valter de Lima, foi eleito presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação da Bahia (Undime-Ba).

A entidade, fundada em 1986, é uma associação sem fins lucrativos de abrangência nacional que tem a função de articular ações em parcerias com o Ministério da Educação e as Secretarias estaduais e municipais. A intenção é melhorar o ensino nos municípios.

Ao ter um secretário municipal à frente da Undime-Ba, Camaçari tem a oportunidade de conhecer melhor as iniciativas e experiências educacionais em desenvolvimento nas cidades brasileiras e buscar mais incentivos na esfera federal e estadual.

Foto: Nelinho Oliveira

Encontro acontece na Cidade do Saber Raymundo Pinheiro -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.