Alavancar o setor de agricultura e pesca para desenvolver a terceira fonte de renda do Município, depois da indústria e turismo. Esta é a meta do secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, João Bosco Alves de Miranda Ramalho, 75 anos, nomeado no último dia 2 pelo prefeito Ademar Delgado.
A proposta de João Bosco Ramalho é de prosseguir com as ações que foram iniciadas em meados do ano passado, quando assumiu a pasta durante o governo do ex-prefeito Luiz Caetano. Dentre as ações, estão as implantações de 40 quintais agroflorestais no Município e do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Além de iniciar as atividades do programa Feiras Populares, a partir da implantação de quatro feiras nas localidades de Vila de Abrantes, Arembepe, Monte Gordo e Barra do Pojuca.
Com vasta experiência na área administrativa, na iniciativa privada, o titular da pasta de Agricultura e Pesca iniciou a carreira profissional aos 15 anos. De 1955 a 1980 trabalhou na Flacoul Mármores S/A, onde ajudou a montar a estrutura funcional da empresa e desempenhou as funções de cobrador, auxiliar de escritório, gerente, sócio e diretor.
De 1980 a 1990, montou a própria empresa de mármores que foi desativada em 1990, quando aceitou o convite para gerenciar uma empresa exportadora de cacau, na qual trabalhou até 1994. No ano seguinte, após se aposentar, abriu uma corretora de seguros, a qual dirigiu até iniciar a carreira pública em julho do ano passado.
Natural de Senhor do Bonfim, interior da Bahia, João Ramalho escolheu Camaçari para morar e se mudou para o distrito de Vila de Abrantes em 29 de março de 1995, onde vive atualmente.

Secretário da Agricultura e Pesca, João Ramalho -