Durante a reunião plenária da Associação Comercial da Bahia, o secretário de Relações Institucionais de Camaçari, Ademar Delgado, declarou que o Município vive um processo de crescimento acelerado, que exige o desenvolvimento de um conjunto de ações nas áreas de infraestrutura e social.
O secretário, que na ocasião representou o prefeito Luiz Caetano e ministrou palestra sobre o crescimento econômico do Município, falou da chegada de investimentos na ordem de US$ 4,3 bilhões ao Município. Além disso, abordou o desenvolvimento social de Camaçari, que possui o maior Complexo Industrial Integrado da América Latina, o 2º maior PIB (Produto Interno Bruto) do Estado e é a segunda cidade em crescimento populacional na Bahia, de acordo com o Censo Demográfico realizado em 2010.
As inciativas desenvolvidas no Município também foram tema da palestra de Ademar Delgado, a exemplo do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, que beneficia 13.500 famílias, o programa Municipal de Pavimentação Asfáltica, cujo objetivo é asfaltar 500 ruas até o final deste ano, e a atração de grandes investimentos, exemplo do Complexo Acrílico da Basf e da montadora chinesa Jac Motors.
Para o vice-presidente da Associação Comercial da Bahia e diretor- superintendente do Instituto Miguel Calmon, Adary Oliveira, Camaçari é um excelente exemplo para outros municípios do país. “Acho fantástico a criação do Polo Plástico”, destacou.
Ademar Delgado ainda falou sobre o desenvolvimento educacional do Município, ao destacar a criação da CTU (Cidade Técnico-Universitária), onde já funciona o IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia), e que em breve será expandida com a implantação dos campus da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e da UNEB (Universidade Estadual da Bahia). Tudo isso “representa um importante ganho na qualificação da mão de obra local”, lembrou o secretário ao acrescentar também que a orla de Camaçari irá ganhar uma unidade do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).
Na ocasião, o secretário lembrou ainda da importância da revitalização de Arembepe e da magnitude do projeto Integrado de Revitalização da Bacia do Rio Camaçari. “O projeto de revitalização abrange não só a questão ambiental, mas também a social e a habitacional”, garantiu Ademar Delgado.
Ao final da reunião, o presidente da diretoria da Associação Comercial da Bahia, Marcos de Meirelles Fonseca, elogiou o trabalho desenvolvido em Camaçari e agradeceu a presença do secretário Ademar Delgado, que recebeu um livro que relata os 200 anos de história da Associação.
A reunião, realizada quinta-feira (22/03), contou também com a presença do presidente do CDL (Câmara de Dirigentes e Lojistas) de Camaçari, Pedro Fayla.

Secretário falou do ciclo de expansão de Camaçari -