Na avaliação do secretário da Saúde, Washington Couto, a 6ª Conferência Municipal de Saúde foi um evento extremamente democrático, uma vez que os participantes exerceram o controle social e o papel de cidadão.
Ainda segundo o titular da Saúde, o grande sucesso da conferência se deu pela participação ativa do público e pela construção de propostas que vão definir os rumos da saúde em Camaçari para os próximos quatro anos.
As presenças de palestrantes e debatedores de alto nível, como representantes do Ministério da Saúde e de universidades importantes do Estado também contribuíram para o sucesso do evento. O secretário destacou também a II Mostra de Experiências em Atenção Básica, realizada concomitantemente à conferência.
Durante os três dias do evento, realizado na semana passada, na Cidade do Saber, foram elaboradas 101 propostas que servirão para avaliar a situação da saúde e propor novas diretrizes à formulação de políticas públicas.
As propostas serão levadas à etapa estadual do evento, que acontece de 29 de setembro a 1º de outubro, em Salvador. Na oportunidade, o Município será representado por 16 delegados eleitos na conferência municipal. Antes da etapa estadual será elaborado um relatório com a sistematização das propostas para ser entregue à Secretaria Estadual da Saúde para avaliação.
A conferência municipal contou com a participação de aproximadamente 1.700 pessoas, dentre representantes dos segmentos da sociedade civil, movimentos sociais e de classes e usuários do SUS.
Com o tema Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas, direito do povo brasileiro, as discussões da etapa municipal giraram em torno de quatro eixos temáticos, Acesso, equidade e integralidade para cuidar bem das pessoas, A participação social e a representatividade do controle social no SUS, Valorização do trabalho e da Educação em Saúde e gestão do SUS: modelos de atenção, financiamento do SUS e relação público-privado.
A etapa Nacional da Conferência de Saúde será realizada em dezembro, em Brasília.

Conferência Municipal da Saúde realizada na última quarta-feira -