Secretário faz balanço da conferência municipal

Iwwa Agência
Publicado 13/07/2015 05:07:00

Na avaliação do secretário da Saúde, Washington Couto, a 6ª Conferência Municipal de Saúde foi um evento extremamente democrático, uma vez que os participantes exerceram o controle social e o papel de cidadão.

Ainda segundo o titular da Saúde, o grande sucesso da conferência se deu pela participação ativa do público e pela construção de propostas que vão definir os rumos da saúde em Camaçari para os próximos quatro anos.

As presenças de palestrantes e debatedores de alto nível, como representantes do Ministério da Saúde e de universidades importantes do Estado também contribuíram para o sucesso do evento. O secretário destacou também a II Mostra de Experiências em Atenção Básica, realizada concomitantemente à conferência. 

Durante os três dias do evento, realizado na semana passada, na Cidade do Saber, foram elaboradas 101 propostas que servirão para avaliar a situação da saúde e propor novas diretrizes à formulação de políticas públicas.

As propostas serão levadas à etapa estadual do evento, que acontece de 29 de setembro a 1º de outubro, em Salvador. Na oportunidade, o Município será representado por 16 delegados eleitos na conferência municipal. Antes da etapa estadual será elaborado um relatório com a sistematização das propostas para ser entregue à Secretaria Estadual da Saúde para avaliação. 

A conferência municipal contou com a participação de aproximadamente 1.700 pessoas, dentre representantes dos segmentos da sociedade civil, movimentos sociais e de classes e usuários do SUS.

Com o tema Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas, direito do povo brasileiro, as discussões da etapa municipal giraram em torno de quatro eixos temáticos, Acesso, equidade e integralidade para cuidar bem das pessoas, A participação social e a representatividade do controle social no SUS, Valorização do trabalho e da Educação em Saúde e gestão do SUS: modelos de atenção, financiamento do SUS e relação público-privado.

A etapa Nacional da Conferência de Saúde será realizada em dezembro, em Brasília.

Foto: Aristeu Chagas

Conferência Municipal da Saúde realizada na última quarta-feira -

Mais Notícias

Camaçari foi finalista nacional na categoria Sala do Empreendedor pelo Sebrae

Camaçari foi finalista nacional na categoria Sala do Empreendedor p...

SOMA promove palestra sobre diversidade na Ambev

SOMA promove palestra sobre diversidade na Ambev

Vacinação contra Covid continua nesta quarta (29) para todas as doses e públicos

Vacinação contra Covid continua nesta quarta (29) para todas as dos...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us