Secretário acompanha obras

Iwwa Agência
Publicado 19/07/2011 03:07:14

Com o intuito de acompanhar de perto o andamento das obras de construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) tipo 2 do bairro Gleba A e a reconstrução da UPA do bairro Gleba B, o secretário Municipal da Saúde, Camilo Pinto, realizou nesta terça-feira (19/07), uma visita às obras acompanhado da equipe de profissionais da Secretaria.

Iniciada em dezembro de 2010, a construção da segunda UPA 24 horas tipo 2 do Município, está em estágio avançado com cerca de 70% das intervenções concluídas. Atualmente, estão sendo feitas as instalações da rede elétrica, hidráulica, finalização do piso, telhado e demais acabamentos.

A nova UPA contará com uma sala de emergência, três salas de observação (masculino, feminino e infantil), com quatro leitos cada, uma sala de raio x, uma sala de gesso, uma sala de sutura, uma sala de re-hidratação, uma sala de coleta, quatro salas de exames, uma sala de assistência social e uma sala de classificação de risco.

Integram ainda a estrutura física da unidade as áreas de apoio, formadas por sala de armazenamento, vestiário, copa, recepção, guarda temporária de cadáver, refeitório, quarto de plantonista, administrativo, direção, espaço de desembarque de ambulância e sanitários adaptados para atender deficientes físicos.

De acordo com o secretário da Saúde, Camilo Pinto, a nova unidade representa um investimento de R$ 1,1 milhão garantido pelo governo Federal e terá 1.141.87 metros quadrados de área construída. “A expectativa é de que a obra seja concluída em dezembro deste ano”, disse Camilo acrescentando que a nova UPA terá capacidade para realizar 600 atendimentos por dia e abrangência para 200 mil pessoas.

Além da ampla estrutura, a população encontrará também na UPA da Gleba A o serviço de ortopedia 24 horas. Com esta obra, Camaçari supera a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de uma UPA tipo 2 para cada 200 mil habitantes.

Atualmente, a população conta com uma UPA tipo 2, no bairro Phoc 2 e mais quatro UPAs tipo 1, no bairro Gleba B e nas localidades de Monte Gordo, Vila de Abrantes e Arembepe.

UPA GLEBA B

As intervenções na UPA da Gleba B também estão avançadas e devem ser concluídas em dezembro deste ano. Entre as melhorias, estão a ampliação do número de leitos, que passará de seis para nove, sendo seis destinados a adultos, dois às crianças e um para pacientes em isolamento, além da ampliação da área física dos setores de reanimação, almoxarifado, farmácia, Same (Serviço de Arquivo de Prontuário) e CME (Central de Material Esterilizado).

No local também estão sendo construídos 10 novos cômodos entre eles, uma sala de descanso para profissionais do sexo masculino e outra para os do sexo feminino, sala de acondicionamento de resíduos sólidos, necrotério, sala de hidratação, sala de reunião, sala de administração, sala de drenagem, sala de acolhimento com classificação de risco e sala de isolamento.

Segundo Camilo Pinto, a humanização do atendimento e do ambiente também é uma ação prevista para a unidade. “O nosso objetivo é oferecer um serviço mais estruturado e mais acolhedor para a comunidade”. Para tanto, o gestor da saúde também afirmou que serão oferecidas melhores condições de trabalho para a equipe de plantonistas.

Slideshow | 4 fotos

Secretário acompanha obras

Mais Notícias

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.