Secretária Nacional participa do evento

Iwwa Agência
Publicado 25/10/2012 05:10:32

Camaçari sedia na próxima quarta e quinta-feira (31/10 e 01/11), na Cidade do Saber, o Encontro Regional do Congemas (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social). Realizado pela primeira vez no Município, o evento contará com a presença da secretária Nacional de Assistência Social, Denise Colin.

A representante do Ministério do Desenvolvimento Social vai integrar a mesa de abertura do Encontro, ocasião em que será apresentado um panorama sobre o tema do Congemas, Financiamento do  SUAS (Sistema Único de Assistência Social): Gestão Municipal e as   Desigualdades Regionais.

De acordo com a secretária do Desenvolvimento Social do Município, Jailce Andrade, entre as propostas que serão apresentadas durante o evento são destaques as políticas de assistência para vencer os desafios diante da seca no Nordeste.

Na oportunidade, também serão apresentados alguns exemplos de políticas sociais desenvolvidas em Camaçari, como as qualificações profissionais, a exemplo do Próximo Passo, Mulher Cidadã, o Pronatec (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego), o acompanhamento oferecido à população por profissionais dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), assim como as políticas de assistência ao idoso.

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira (31/10) 

8h – Credenciamento 

9h30 – Solenidade de Abertura 

10h30 – Painel Central – Financiamento do SUAS: Gestão Municipal e as  Desigualdades Regionais, ministrada por Denise Colin, secretária Nacional de Assistência Social / SNAS/MDS, Valdiosmar Vieira santos, presidente do CONGEMAS, Maria Aparecida Ramos Menezes, presidente do Fórum Nacional de Secretários(as) de Estado da Assistência e como coordenadora de mesa, Maria de Lourdes Lobo Ramos, Articuladora Regional Nordeste.

12h – Almoço 

14h às 15h30 – Formação de grupos de trabalho – Construção das Agendas Regionais

16h às 18h – Oficinas Temáticas

21h – Confraternização

Quinta-feira (01/11) 

9h – Painel – Análise do resultado do Censo SUAS 2011 – Gestão 

10h – Mesa Redonda: Convivência com o Semiárido e a Interface com o SUAS

12h – Almoço 

14h – Painel sobre Planos Municipais de Assistência Social e elaboração dos PPA’s 

16h – Plenária Final – Apresentação dos Grupos e relatos dos representantes dos Congemas.

17h – Encerramento

OFICINAS

1 – Estrutura Operacionalização dos Fundos Municipais de Assistência Social, ministrada por Antônio Henriques, diretor executivo do Fundo Nacional de Assistência Social e representante da Secretaria Nacional de Assistência Social, e por Sergio Monteiro, coordenador Geral de Execução Orçamentária e Financeira/ Secretaria Nacional de Assistência Social e como coordenadora da mesa da Maria Elaine, do Ceará  

2 – Reestruturação Institucional dos órgãos gestores, para adequação à estrutura organizacional do SUAS, ministrada por Jaime Rabelo Adriano, coordenador geral  (DGSUAS/SNAS) e como coordenadora da mesa, Maria Lúcia Linhares Marquim, de Pernambuco.

3 – A interface do Sistema de Justiça e o Suas- Sistema Único de Assistência Social, ministrada por Carina Fernanda Gonçalves Flaks e Sidney Rosa da Silva Junior – Promotores de Justiça / Coordenadoria do Centro de Apoio aos Direitos Sociais do Ministério Público do Rio de Janeiro e Aparecida Rodrigues, da Secretaria Nacional de Assistência Social –DPSE/MDS e como coordenadora da mesa, Fernanda Kaallyne L. de Oliveira Morais, do Rio Grande do Norte.

4 – O Exercício intersetorial e a integração dos benefícios e serviços socioassistencial, ministrada por Simone Albuquerque – DGSUAS/SNAS e Marcos Maia Antunes, coordenador Geral de Acompanhamento de Condicionalidades – SENARC/MDS, e como coordenador da mesa Pedro Arcanjo de Souza Beneditino, do Piauí.

5 – Vigilância Sociassistencial e Integração com Sistemas de Informação, ministrada por Luís Otávio – DGSUAS/SNAS e como coordenadora da mesa, Gizelda Lins, de Alagoas.

6 – O CadÚnico e a Versão 7.0, ministrada por Ana Gabriela Filippi Sambiase, Coordenadora Geral de Gestão dos Processos de Cadastramento – SENARC e como coordenadora da mesa Lúcia Fátima Batista de Almeida Chagas, da Paraíba.

7 – Gestão do SUAS e o Controle Social, ministrada por Luziele Tapajós,  Presidente do Conselho Nacional de Assistência Social e como coordenadora da mesa Rosário Rabelo, de Sergipe. 

Foto: Divulgação

Secretária Denise Colin participa do Congemas -

Mais Notícias

Palestras marcam abertura da 11ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Palestras marcam abertura da 11ª Conferência dos Direitos da Crianç...

Defesa Civil e construtora se reúnem com comerciantes da Avenida Rio Camaçari

Defesa Civil e construtora se reúnem com comerciantes da Avenida Ri...

Paralisação dos servidores municipais impacta na vacinação contra Covid em Camaçari

Paralisação dos servidores municipais impacta na vacinação contra C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us