Visando qualificar e aperfeiçoar a oferta do serviço de acolhimento estabelecido pela Política Nacional de Assistência Social, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), em parceria com a Aldeias Infantis SOS, iniciou nesta quinta-feira (19/7) um cronograma de assessoramento técnico para capacitar os atores que compõem o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, a exemplo do Ministério Público, Defensoria Pública, conselhos municipais e servidores do município.
O primeiro de sete encontros tratou sobre a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas. A explanação sobre o tema foi realizada pelo coordenador das Aldeias Infantis SOS na Bahia, Luiz Clauber Mendonça. A formação aconteceu no salão do júri do Fórum Clemente Mariani.
As próximas palestras ocorrerão sempre às quartas-feiras, no mesmo local, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Dessa forma, o encontro seguinte será dia 25 de julho, ocasião em que será abordada a temática: Normatização, Orientações Técnicas e Novo Paradigma dos Serviços de Acolhimento para Crianças, Adolescentes e Jovens. Os sete encontros representam um total de 52 horas/aulas. Todos participantes serão certificados. No documento, além da carga-horária proporcional aos dias de comparecimento, vão constar os temas das palestras assistidas.
A iniciativa da Sedes é conduzida pela Gerência de Alta Complexidade, que integra a Coordenadoria de Proteção Especial da pasta.
PRÓXIMOS ENCONTROS
1º/8 – Atuação do Conselho tutelar;
8/8 – Plano Individual de Atendimento – PIA;
15/8 – Articulação entre o Serviço de Acolhimento, rede socioassistencial, Rede de Defesa e demais Políticas Públicas;
22/8 – Trabalho Social com a Família;
29/8 – Novos cuidados alternativos para crianças e adolescentes;

O encontrou tratou da Política Nacional e Sistema Único de Assistência Social -