Secretaria faz articulação entre Camaçari e Brasília

ASCOM BOT
Publicado 09/05/2008 04:05:44

Desde o ano passado, Camaçari tem um representante em Brasília para cuidar dos interesses do Município. O advogado Joelson Meira é o responsável pela Secretaria Extraordinária de Articulação com Estado e União, criada pelo prefeito Luiz Carlos Caetano para colaborar e articular as ações do governo municipal no âmbito do Estado da Bahia e dos órgãos públicos federais.

Entre as ações da pasta estão audiências com o ministro do Trabalho Carlos Luppi, para a realização de um projeto que será feito em Camaçari para qualificação no mercado de trabalho e o início do programa de obras da linha férrea, que, segundo ele, é uma das prioridades da gestão e está previsto no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Ascom – Qual a função da secretaria?

Joelson Meira – A secretaria foi criada pelo prefeito Luiz Caetano no sentido de colaborar e articular as ações do governo municipal junto aos órgãos públicos federais sediados em Brasília, principalmente aqueles que têm relações e convênios com a Prefeitura de Camaçari.

Ascom – A secretaria funciona como ponte para o acesso da Prefeitura ao governo federal?

Joelson Meira – Eu colaboro e me apresento em todos os órgãos do governo federal como secretário, a pessoa responsável em Brasília pelos interesses de Camaçari. Isso já é uma coisa positiva porque evita intermediários e atravessadores. Minha residência é fixa em Brasília, apesar de ser baiano, morando praticamente há 20 anos na capital federal, onde trabalhei 16 anos no Congresso Nacional. Conheço toda a bancada da Bahia, alguns ministros e é claro que isso facilita o acesso de todos, principalmente do prefeito, e o reconhecimento do trabalho que tenho feito, dedicando meu tempo aos interesses do Município.

Ascom – O que o Município vem buscando em Brasília?

Joelson Meira – Estamos desenvolvendo ações de muita representatividade. O maior acerto do prefeito foi destacar uma pessoa do governo para representar o Município e cuidar dos convênios e dos interesses da cidade, principalmente nos órgãos federais, em Brasília, sem intermediários. Eu consegui uma audiência entre o ministro do Trabalho, Carlos Luppi, a vice-prefeita Tereza Giffoni e o secretário Djalma Machado, da Indústria, Comércio e Serviços, para discutirem o plano de qualificação profissional para Camaçari, calculado em torno de R$ 2 milhões, uma ação direta do Ministério no Município. Como prioridade está o início do programa de obras da linha férrea, já previsto no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Hoje a responsabilidade de construir e concluir todo o projeto é do Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte). Nós já temos praticamente 90% do projeto pronto, esperando somente a licença ambiental do Ibama. Estamos trabalhando para que este ano comece a licitação das obras.

Ascom – E com relação a projetos sociais?

Joelson Meira – Estou levando para Brasília dois programas para os Ministérios das Comunicações e da Ação Social mais projetos da secretaria da Assistência Social. A nossa participação é auxiliar todos os secretários a desenrolar, desenvolver e receber benefícios. Camaçari tem de buscar captação de idéias e ações apesar de tudo o que o prefeito Caetano tem feito pelo Município.

Ascom – Como Camaçari vem sendo projetada no Distrito Federal?

Joelson Meira – O Município tem hoje uma visibilidade muito interessante. Primeiro porque já tem uma fama muito grande do ponto de vista econômico. Participei de um fórum de qualificação profissional no Ministério do Trabalho, onde participaram 47 municípios e sete estados brasileiros. Da Bahia, estava um representante do governo do Estado e três de Camaçari. Isso foi muito proveitoso. Quando se fala no nome do Município as pessoas recebem com muita simpatia. A cidade tem sido objeto de destaque em várias ações, principalmente nas áreas de inclusão social, de educação e saúde.

Ascom- O que a população pode esperar da secretaria até o final do ano?

Joelson Meira – A cidade foi encontrada despedaçada, com muita sujeira e lixo pelas ruas. Desde 2005 Camaçari vem se transformando, com uma equipe jovem e de garra. Aos poucos foram acontecendo muitas realizações, mas ainda temos muito a fazer. Nós estamos no 27º lugar no ranking nacional de geração de emprego, à frente de muitas capitais. Quatro anos é muito pouco para se fazer o trabalho da envergadura que a cidade precisa. Acho que a população reconhece o trabalho que o prefeito vem fazendo.

PERFIL
Joelson Meira tem 48 anos, é natural de Xique Xique (BA) e formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Atuou no movimento estudantil, foi fundador da Câmara de Cultura do Rio de Janeiro e escreve no jornal Tribuna da Imprensa. Exerceu a função de chefe de gabinete dos deputados federais Agnelo Queiroz (PCdoB), Nice Lobão (PMDB) e Sérgio Carneiro (quando era PDT). Residia em Camaçari desde 1985 e hoje representa o Município em Brasília, onde possui residência fixa.

Foto: Arquivo

Joelson Meira é o titular da Secretaria Extraordinária -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de Janeiro de 2021

ISSM realiza quase 6 mil atendimentos em 2020

ISSM realiza quase 6 mil atendimentos em 2020

Sedes lança campanha “Respeite Meu Nome” voltada para público transexual

Sedes lança campanha “Respeite Meu Nome” voltada para público trans...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.