Secretaria da Saúde em alerta depois da chuva

Iwwa Agência
Publicado 16/04/2010 04:04:00

Por conta do período de chuva, a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari tem tomado uma série de medidas para prevenir e evitar a incidência de casos de doenças infecto-contagiosas como a leptospiroses, gripes, dengue e hepatite A.

A Vigilância Epidemiológica de Camaçari emitiu um comunicado, às unidades de saúde, no qual alerta as equipes médicas quanto à possibilidade de surgimento de casos das doenças. A orientação do ógão é que o atendimento e o diagnóstico sejam feitos o mais breve possível.

De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Marcos Nogueira, é importante também que a população previna-se das doenças. Para isso, é possível adotar medidas simples como andar calçado evitando o contato com a água das chuvas, poças, lamas e alagamentos e, ao menor sinal dos sintomas das doenças, procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima.

O Município também tem trabalhado na prevenção de algumas doenças através da imunização das pessoas, a exemplo da vacinação contra a gripe H1N1. Desde o início da campanha, em março, mais de 24 mil pessoas foram imunizadas em todo o Município. Na próxima semana, será montado um esquema especial de vacinação com postos volantes instalados em locais de grande concentração de pessoas.

Apesar dos pontos de alagamento, provocados pelas fortes chuvas que caíram sobre o Município na última semana, Camaçari não registrou nenhum caso de pacientes com sintomas de doenças diretamente ligadas às enchentes.

As doenças com maior incidência durante o período de chuvas e os principais sintomas podem ser verificadas abaixo.

Principais sintomas
Leptospirose: os mais freqüentes são febres altas, dor de cabeça, náuseas, dores musculares, principalmente nas panturrilhas (batata da perna), podendo ou não ocorrer icterícia (coloração amarela em mucosa e pele). Assemelha-se com outras doenças infecciosas.

Dengue: os principais sintomas da dengue clássica são febres altas com início repentino, dor intensa nos músculos e nas articulações, dor de cabeça, especialmente atrás dos olhos, fraqueza e manchas avermelhadas na pele.

Gripe A: Os principais sintomas são: febre, tosse, dores musculares cansaço, diarréia, vômitos, irritação nos olhos e fluxo nasal.

Foto: Carol Garcia

Chuvas aumentam incidência de doenças infecto-contagiosas -

Mais Notícias

Camaçari é 3ª cidade da Bahia em ranking do Tesouro Nacional

Camaçari é 3ª cidade da Bahia em ranking do Tesouro Nacional

Servidores da Secult participam de capacitação entre 5 e 8 de julho

Servidores da Secult participam de capacitação entre 5 e 8 de julho

Controlador-Geral comenta aprovação das contas municipais pelo TCM

Controlador-Geral comenta aprovação das contas municipais pelo TCM

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us