Secretaria da Saúde adquire novos equipamentos

Iwwa Agência
Publicado 23/03/2010 05:03:55

Camaçari melhora o serviço de acondicionamento de imunobiológicos (vacinas e soro) e adquire dois refrigeradores em aço inoxidável. O investimento em tecnologia de ponta na gestão da saúde faz parte da política da atual administração, preocupada em qualificar o serviço oferecido ao usuário.

Cada equipamento armazena quase 98 mil doses de vacina e possui sensores de temperatura. Além disso, os profissionais de saúde podem visualizar os medicamentos sem precisar abri-lo, o que facilita a operacionalização das atividades.

Os refrigeradores ficam no Centro de Vigilância Epidemiológica em Saúde e foram comprados no Paraná. O investimento municipal é de aproximadamente R$ 54 mil.

Segundo Marcos Nogueira, diretor da Vigilância em Saúde, a aquisição deixa o Município numa situação bastante confortável em relação às políticas nacionais, já que o Ministério está aumentando o número de vacinas repassadas aos estados, como por exemplo a Pneumo 10 e Influenza A, subtipo H1N1.

Também foram adquiridas 30 caixas térmicas plásticas de 30 litros, 20 caixas de oito e mais 20 de 15 litros, 150 termômetros digitais e 50 termômetros de cabo externo. A compra de um gerador de energia ainda está previsto no projeto da Secretaria da Saúde (Sesau). Por enquanto, o processo está em fase de licitação. As caixas térmicas são utilizadas para o transporte de toda rede de frio às unidades de saúde. Os investimentos somam valores de R$ 17 mil.

VACINAS
As vacinas de rotina, previstas no Programa Nacional de Imunizações (PNI), estão disponíveis no Hospital Geral de Camaçari (HGC), além de 35 postos municipais, distribuídos em Unidades Básicas (UBS´s) e Programa de Saúde da Família (PSF).

O público infantil, que inclui crianças até 10 anos, conta com as vacinas contra poliomielite, BCG, hepatite B, tetravalente, tríplice viral, rotavírus, DTP (defiteria, tétano e coqueluche) e febre amarela.

As vacinas dupla e tríplice viral, hepatite B, antitetânica e vacina contra febre amarela estão disponíveis para imunização de adolescentes, pessoas de 11 a 19 anos. Os adultos e idosos encontram ainda vacinas contra influenza sazonal, voltada para usuários que tenham a partir dos 20 anos de idade.

Foto: Carol Garcia

Refrigerador armazena cerca de 98 mil doses de vacina -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para as três doses

Vacinação contra Covid segue para as três doses

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de setembro de 2021

Seduc inicia 6ª etapa da entrega do Vale Merenda dia 29 de setembro

Seduc inicia 6ª etapa da entrega do Vale Merenda dia 29 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.