Promoção de atividades sociais e de cursos de capacitação foram alguns dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria da Mulher (Semu) durante o ano de 2022. A pasta também é responsável por promover projetos que visam atender outras áreas, como de incentivo à cultura, capacitação, movimentos comunitários e campanhas sociais de apoio à mulher.
Importantes equipamentos são citados pela titular da Semu, Fafá de Senhorinho, que avalia de forma positiva as ações empreendidas pela secretaria ao longo do ano. “O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) Yolanda Pires e o Núcleo de Atendimento à Mulher (Nam) merecem destaque. Ambos atendem mulheres em situação de violência oferecendo acolhimento e acompanhamento psicológico e social, realizado por equipe multidisciplinar, além do auxílio na obtenção do apoio jurídico e orientação para acesso a programas de educação e de inserção no mercado do trabalho”, explicou.
Ao longo de 2022, a pasta realizou um leque diversificado de ações em benefício da população feminina. As atividades realizadas foram desde campanhas educativas de combate à violência contra a mulher até serviços que visam garantir uma maior estabilidade para esta importante fatia da sociedade.
Ainda de acordo com a secretária, a violência doméstica afeta a vida das mulheres de várias formas, e a Lei Maria da Penha é um dispositivo legal fundamental, porque prevê a proteção delas por meio de diversos instrumentos, que têm contribuído para o aumento das denúncias e um número maior de prisão dos agressores.
“Há muito que comemorar. Os avanços no município são significativos, a partir da implementação de equipamentos de proteção à mulher e de informação acerca de seus direitos. Somente por meio da informação, das campanhas que trazem a população até nós e daquelas nos levam até ela, é que conseguiremos começar a construir uma nova cultura. Uma cultura realmente de paz”, afirmou.
A secretaria promoveu rodas de conversas para divulgar os serviços de proteção às mulheres em situação de violência no município, além de reflexões para desconstrução da cultura da violência. O número de mulheres atendidas pela pasta é bastante expressivo e o número de atendimentos é resultado dos investimentos promovidos na área para fortalecer os equipamentos públicos ofertados na rede de atenção à mulher do município, visando o enfrentamento do problema.
A secretaria presta serviço humanizado e sigiloso às mulheres que buscam o atendimento na instituição. Atualmente, a estrutura conta com uma equipe multidisciplinar, composta por assistente social, psicóloga e assessoria jurídica para atender as demandas da população.
Até o momento, o número de mulheres atendidas pela secretaria entre o mês de março e setembro são:
Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) Yolanda Pires
Atendimento jurídico, social e psicólogo 1021 atendimentos
Núcleo de Atendimento à Mulher (Nam)
Atendimento jurídico, social e psicólogo 433 atendimentos
Outro projeto que ganhou bastante visibilidade é o Homens Reflexivos, em suas duas edições, que aconteceram no Cram e auditório da Semu, teve como objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens sobre o tema e reforçar a questão do relacionamento saudável e respeitoso do homem com a mulher.
Semu nas Escolas
Em 2022, entre as ações está o Semu nas Escolas – Todos Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, realizado em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc). A iniciativa é voltada para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino de Camaçari e tem o propósito de mostrar a importância da Lei Maria da Penha, além de ajudar a conscientizar os alunos sobre a necessidade de contestar qualquer tipo de violência contra a mulher, com foco na prevenção da violência doméstica, tornando-os multiplicadores da informação.
Unidades de ensinos contempladas:
1ª edição: Escola Municipal Helena Celestino de Magalhães – Gravatá
2ª edição: Escola Municipal Alberto Ferreira Brandão – Gleba H
3ª edição: Escola Santo Antônio – Machadinho
4ª edição: Centro Educacional Yolanda Pires – Jardim Limoeiro
5ª edição: Centro Educacional Tancredo Neves – Jauá
6ª edição: Escola Municipal Anísio Teixeira – Gleba E
7ª edição: Escola Municipal Giltônia Pereira de Souza – Arembepe
8ª edição: Escola Municipal Virgínia Reis Tude – Verdes Horizontes
9ª edição: Escola Municipal Ilay Garcia Ellery – Novo Horizonte
10ª edição: Centro Educacional Darcy Ribeiro – Monte Gordo
Fala Mulher
Atuando de forma itinerante, o projeto visa aproximar o público-alvo da pasta, identificar as necessidades apontadas pelas mulheres das localidades visitadas, propondo políticas públicas. Durante as atividades, a equipe leva informações sobre os serviços prestados pelo órgão. Confira as edições:
1ª edição: Associação dos Moradores de Cordoaria – Cordoaria
2ª edição: Unidade de Saúde da Família (USF) – Parque das Mangabas
3ª edição: Centro de Referência de Assistência Social (Cras) – Vila de Abrantes
4ª edição: Centro de Referência de Assistência Social (Cras) – Burissatuba
5ª edição: Centro de Referência de Assistência Social (Cras) – Verdes Horizontes
6ª edição: Associação de Agricultores e Piscicultores de Cancelas/Jordão – Monte Gordo
7ª edição: quadra do Residencial Parque São Vicente
8ª edição: Escola Coqueiro de Arembepe – Arembepe
Mulheres Especiais
A roda de conversa com mulheres e mães de filhos com deficiência foi outro cuidado empreendido pela Secretaria da Mulher ao longo do ano. A ação tem o objetivo de criar uma rede de apoio para esta parcela da população, garantindo direitos e oferecendo visibilidade à causa.
1ª edição: Auditório da Secretaria
2ª edição: Auditório da Secretaria
3ª Edição: Paróquia do Divino Espírito Santo – Igreja Matriz em Vila de Abrantes
4ª edição: Centro Educacional Hidelbrando Lima Filho – Parque das Mangabas
5ª edição: Unidade de Saúde da Família – Verdes Horizontes
6ª edição: Unidade de Saúde da Família – Jardim Limoeiro II
7ª edição: Unidade de Saúde da Família – Caminho do Mar
8ª edição: Unidade de Saúde da Família – Barra de Pojuca
Cursos gratuitos
A Secretaria da Mulher, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), ofereceu gratuitamente vagas para cursos do Programa Mulheres Mil – Beleza Cidadã, Campus Camaçari, que possibilita às mulheres participantes, o acesso à qualificação profissional, valorizando os saberes individuais e coletivos, assim como incentivando a inserção do público no mercado de trabalho.
A capacitação foi presencial, teve início no mês de agosto e as vagas ofertadas foram para os cursos de Manicure e Pedicure e de Massoterapia. As capacitações são voltadas para mulheres em situação de vulnerabilidade social, e 5% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência.
No mês de agosto, mais três capacitações presenciais foram realizadas no auditório situado na sede da Semu, foram eles: Marketing Digital, Planejamento de Carreira e Empreendedorismo para Mulheres. A formação teve como objetivo, conduzir as mulheres em uma jornada de autoconhecimento, percepção e prática das suas habilidades e talentos, promovendo formação continuada.
Outra parceria de grande importância, foi a feita com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que ofertou os cursos de Excelência em Vendas, Excelência no atendimento ao Cliente e Técnicas em Atendimento e Recepção. As capacitações ocorreram na Prefeitura Avançada, em Vila Abrantes, e no auditório da Semu, localizada na Rua Goiás, Edifício Abrantes, n.º 79, Centro.
Até dezembro, a pasta, através de suas capacitações, certificou 105 mulheres.














