Secretaria da Aquicultura e Pesca vira ministério até final de junho

Iwwa Agência
Publicado 15/06/2009 11:06:44

No dia 30 deste mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vai sancionar a Lei que cria o Ministério da Aquicultura e Pesca. Foi o que garantiu o superintendente da secretaria especial da Aquicultura e Pesca, Marcelino Gallo, durante a última Plenária Territorial, na manhã desta segunda-feira (15/06), em Camaçari.

O evento, que contou com a presença do prefeito Luiz Caetano, serve de preparação para a 3ª Conferência Estadual de Aquicultura e Pesca, que acontece nos dias 13, 14 e 15 de julho, na Universidade Estadual da Bahia (Uneb), em Salvador.

De acordo com o prefeito, a realização do encontro é fundamental para a atividade pesqueira do Litoral Norte, tanto do ponto de vista econômico e social quanto político. “É preciso a consolidação de uma política de Estado para o desenvolvimento sustentável da aquicultura e pesca”, conclui.

Segundo o coordenador geral da União das Cooperativas de Pesca da Bahia, Ajax Tavares, na Bahia existem 85 mil pessoas cadastradas no segmento de pesca.

MINISTÉRIO
A criação do Ministério vai incrementar as políticas públicas para o desenvolvimento do setor. Dados da secretária especial da Aquicultura e Pesca apontam que mais de 800 mil pescadores, psicultores e marisqueiros são cadastrados no Brasil.

A produção de pescado no país, ultrapassa a 1 milhão de toneladas por ano, gerando aproximadamente 3,5 milhões de empregos. O PIB do setor pesqueiro chega a 5 bilhões de reais por ano.

Nos últimos três anos, houve um aumento de 15% nas vendas de pescado no Brasil. No ano de 2007, 12% do consumo interno teve origem na importação.

Participaram do encontro, profissionais da pesca dos municípios de Jandaíra, Conde, Entre Rios, Mata de São João, Lauro de Freitas e Camaçari.

Foto: Nelinho Oliveira

Para Caetano, é preciso políticas que fortaleçam o setor -

Mais Notícias

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.