Secin promove evento festivo

Iwwa Agência
Publicado 27/11/2013 11:11:59

“Contra o racismo e a intolerância religiosa” foi o tema do evento festivo realizado quarta-feira (27/11), em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no último dia (20/11). A iniciativa, que coroou as atividades do Novembro Negro no Município, foi animada pela banda Filhos de Jorge e atraiu seguidores dos movimentos negros e de religiões de matriz africana até a praça da Simpatia.

Na avaliação do secretário da Cidadania e Inclusão, Fábio Pereira, todas as ações promovidas pelo Novembro Negro foram um sucesso. Para o titular da pasta responsável pelas ações do movimento, o evento é mais uma atividade “que reafirma o compromisso do governo com a sociedade civil”.

Segundo o coordenador da Promoção da Igualdade Racial do Município, João Borges, a iniciativa é uma maneira de estabelecer uma relação afetiva com a comunidade, além de servir para lembrar que “o mês é de comemoração à consciência respeitosa pela igualdade”.

De acordo com a socióloga e mãe pequena do terreiro Lage Grande, situado no bairro Phoc II, Alba Borges, de 47 anos, participar da caminhada, enquanto mulher negra e cidadã, é uma satisfação imensa. “Este é um resgate dos direitos, do reconhecimento, da importância histórica e do desenvolvimento da população negra”, destacou.

O swing e o axé da banda Filhos de Jorge, foram um show a parte durante a caminha. Ao lançar a nova música de trabalho, Molinho, o vocalista da banda, Dan Miranda, afirmou que é um orgulho para o grupo participar do evento.

As atividades do Novembro Negro contam com o apoio do Coletivo de Desenvolvimento da Comunidade Negra Camaçariense, composto pela Rede Kodia, Zimbawe, Unegro (União dos Negros pela Igualdade), MNU (Movimento Negro Unificado), Fenacab (Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro), CEN (Coletivo de Entidades Negras), ANEC (Associação dos Negros Evangélicos de Camaçari) e Anneb-BA (Aliança de Negros e Negras Evangélicos do Brasil).

A Marcha Negra é realizada pela Prefeitura, através da Secin e conta com o apoio da STT (Superintendência de Trânsito e Transporte) e da Coordenação de Eventos do Município.

PROGRAMAÇÃO

A programação do Novembro Negro continua na sexta-feira (29/11), às 18h, no Teatro Cidade do Saber, com a exibição do filme Jardins das Folhas Sagradas e com a apresentação da Cia Alaketu e do grupo B.C.O.A.,

No sábado (30/11), às 9h, no bairro Burissatuba, acontece a Parada Cultural, evento com diversas atividades e atrações musicais, como o cantor Edy Vox e as bandas Corda Bamba e Canto Samba. O Novembro Negro será encerrado com o show dos Negros Evangélicos, às 19h, na praça da Simpatia.

Slideshow | 5 fotos

Secin promove evento festivo

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.