Criada há um mês, a Secretaria da Cidadania e Inclusão (Secin) de Camaçari tem como ação prioritária a busca e o cadastramento no CadÚnico – programa do governo federal que identifica e caracteriza as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo, por pessoa, ou de três salários mínimos no total – de todas as pessoas que vivem no Município em situação de extrema pobreza. A iniciativa será realizada em parceria com a Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social).
A partir daí, serão criadas formas para ampliar o acesso dessa população às políticas públicas desenvolvidas pelas secretarias municipais, segundo o titular da Secin, Carlos Silveira. A iniciativa vai possibilitar que muitas famílias carentes sejam incluídas em serviços de saúde, educação, habitação, infraestrutura, entre outros.
No momento, a Secin realiza reuniões com a sociedade civil para discutir as ações e a composição do corpo técnico da pasta. “É de grande importância ouvir a população para realizamos um trabalho de inclusão e de parceira”, afirma o secretário.
Além disso, a Prefeitura está em fase de criação do Plano de Erradicação da Miséria, através da Secin, Sedes, Segov (Secretaria de Governo), Seduc (Secretaria da Educação), Sesau (Secretaria da Saúde) e da Coordenação do Núcleo de Estudos Estratégicos para a Gestão.
A Secretaria da Cidadania e Inclusão de Camaçari é composta pelas coordenações de Economia Solidária e Inclusão, Promoção da Igualdade Racial e Promoção à Livre Orientação Sexual. De acordo com o secretário, as ações da pasta “serão direcionadas, prioritariamente, para pessoas em situação de extrema pobreza”.

Carlos Silveira vai ampliar o diálogo com a população -